Delineado gatinho esfumado: conheça o truque perfeito para as iniciantes

Veja a matéria e saiba como fazer o delineado esfumado para arrasar com o visual na maquiagem de festa (Foto: Instagram @makeupbyamarie)
Veja a matéria e saiba como fazer o delineado esfumado para arrasar com o visual na maquiagem de festa (Foto: Instagram @makeupbyamarie)

Mesmo seguindo o melhor passo a passo de como fazer o delineado gatinho perfeito, sempre existe o risco do traço sair totalmente borrado na maquiagem, né? Mas não se preocupe: quando isso acontecer, nem tudo estará perdido!

Sabia que existe um truque para disfarçar o que deu errado no delineado usando sombra e um bom pincel de esfumar? E a boa notícia é que dá para usar o "delineado esfumado" tanto para disfarçar o errinho de make quanto para variar o visual. Veja como fazer aqui na matéria!

Delineado esfumado ajuda a deixar o olhar mais dramático

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Michelle M. Velderrain (@mishameless) em

Seja feito de propósito ou só para corrigir o delineado gatinho que falhou, a verdade é que o delineado esfumado é uma ótima maneira de turbinar o olhar! Ele nada mais é do que um tipo de delineado sem marcação no cantinho externo - e no lugar da asa bem afiada, entra o efeito sharp esfumado pelo pincel.

Prático e estiloso, ele é feito com o delineador ou lápis de olho preto e uma sombra escura - que entra na jogada justamente para passar a ideia de que o traçado perfeito não estava nos planos da make. Legal, né?

Como fazer o delineado esfumado: veja o passo a passo na maquiagem

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por shira arusi (@shira_arusi_makeup) em

1. Primeiro, com a sombra já pronta nos olhos, o que você precisa é fazer o traço do delineado gatinho usando o delineador ou lápis; Se precisar de uma ajuda, é só ver o passo a passo de como fazer o traçado afiado.

2. Depois, aplique uma sombra escura por cima do delineado já feito, mais ou menos do meio do olho para o canto externo usando o pincel de esfumar;

Obs: aqui, você também pode fazer o efeito esfumado em todo o traço do delineado, viu? Esse tipo de delineado pode ser completamente esfumado ou só parcialmente esfumado - a escolha é sua!

3. Depois, se quiser evidenciar um pouquinho mais o delineado, use o delineador ou uma sombra preta com pincel chanfrado para reforçar o traço feito no passo 1 e prontinho!

3  maneiras de acertar o delineado gatinho tradicional: veja os truques para acertar a make!

Agora, se você faz questão do delineado bem afiado e tradicional, sem o toque esfumado, não tem problema: existem alguns truques de make que podem te ajudar nessa tarefa! 

- Fita adesiva no cantinho do olho: ajuda a delimitar melhor o cantinho externo do delineado;

- Lápis preto antes do delineador: facilita na hora de fazer o desenho e garante que o delineado sairá perfeito;

- Faça pontilhados com o delineador: depois é só seguir os pontinhos e criar o cat eye do jeito que você gosta!

Redação: Raquel Carletto