Descubra como fazer a base durar o dia todo

Preparação da pele, fórmula do produto e aplicação: tudo isso influencia na duração da sua base
Preparação da pele, fórmula do produto e aplicação: tudo isso influencia na duração da sua base

Do que adianta sair de casa com a pele perfeita e poucas horas depois tudo desmoronar deixando manchinhas e imperfeições à mostra? Quem quiser garantir uma aparência impecável durante todo o dia, precisa dar uma olhada nas dicas que Jake Bailey - maquiador queridinho de celebridades como Katy Perry, Gwen Stefani e Natalie Portman - revelou à revista americana Allure.

Preparação da pele é essencial antes de começar a make

Hidratar a pele é fundamental para que a base não se acumule nos pontos mais ressecados. Para não interferir na duração da make, porém, o hidratante precisa ser bem leve e ter completa absorção: espere pelo menos cinco minutos para se certificar de que o rosto estará sequinho para receber os próximos passos.

Depois de hidratar, prepare a pele com primer. Bailey lembra que algumas fórmulas podem deixar a pele um pouco escorregadia e prejudicar a aderência da base, então procure um meio-termo entre pele de pêssego e acabamento seco.

Escolha a textura perfeita

As duas características principais para uma base ter longa duração, segundo o maquiador, é que ela seja líquida e que tenha acabamento opaco. "Pó pode fazer uma bagunça seca e as fórmulas em creme às vezes são pesada demais", contou o maquiador, que considera a textura líquida a ideal para um look natural, mas que ainda assim tenha aderência na pele. Sobre preferir as versões matte, Bailey revelou: "nada leve demais vai durar muito", referindo-se às bases quase translúcidas que tanto fizeram sucesso na make "cara lavada" do verão 2014.

Aplique a base com moderação

Sua base terá maiores chances de durar o dia todo se for passada em uma pequena quantidade e aos poucos. O profissional orienta a aplicar pontinhos do produto no queixo, bochechas e testa, espalhando depois com um pincel para o resto do rosto. Reforce algum local onde manchinhas ainda possam ter ficado aparentes e pronto.

O pó compacto, queridinho das moças de pele oleosa na hora da finalização, também deve ser aplicado com cuidado. É preciso escolher um tom bem parecido para que todo o trabalho na hora de escolher a base ideal não tenha sido em vão e o produto acabe alterando a cor do que veio antes. Segundo o maquiador, o pincel com uma quantidade bem pequena de produto deve ser passado apenas no centro da face: "Isso permite que a luz seja refletida na testa e maçãs, dando uma iluminada no rosto.