Dia do Maquiador: Juliana Rakoza, maquiadora oficial de Maybelline NY, dá detalhes da carreira em entrevista exclusiva

A top maquiadora Juliana Rakoza entregou v?rios segredos e dicas sobre a sua carreira ao longo dos anos: confira!

Maquiadora oficial de Maybelline NY e superconceituada no ramo, Juliana Rakoza j? ? uma das profissionais de maquiagem mais conhecidas no Brasil inteiro, depois de v?rios anos lutando para conseguir o seu lugar ao sol. Hoje, a ruiva ? bra?o direito de v?rias celebridades, assina maquiagens editoriais e de moda regularmente, j? ganhou v?rios pr?mios e ? uma das apresentadoras do quadro Voc? Poderosa, do programa Mais Voc? na TV Globo, al?m dar cursos off e online. Para celebrar o Dia do Maquiador, Juliana compartilhou v?rios detalhes da sua trajet?ria em uma entrevista exclusiva, que conta ainda com algumas dicas para quem, como ela, tem o sonho de ser um profissional da maquiagem Confira!

Mundo da moda foi o que inspirou Juliana Rakoza a ingressar no universo da maquiagem

TSM: De onde surgiu a sua paix?o por maquiagem e beleza?

JR: Eu j? gostava de maquiagem desde pequena, mas nunca imaginei que ia ser maquiadora. Surgiu quando eu estava fazendo faculdade de moda, e depois comecei a vender maquiagem em loja e me apaixonei por esse universo. Maquiagem tem tudo a ver com moda: eu sempre me imaginava no backstage fazendo alguma coisa, mas n?o sabia o qu?. No come?o pensei que seria stylist, mas depois percebi que o que eu gostava mesmo de fazer era maquiar, a? eu decidi ser maquiadora.

TSM: Qual foi o momento que mais impulsionou a sua carreira?

JR: Acho que foi quando eu comecei a ganhar os pr?mios de maquiagem, de Maquiador Revela??o, Melhor Maquiador, entre outros, e at? recebi uma homenagem. Isso me deu bastante visibilidade, e a? comecei a fazer participa??es na televis?o. Isso, claro, ajudou muito.

Escutar a cliente e sempre mostrar a sua opini?o profissional s?o dicas de Juliana para manter a sua marca pessoal

TSM: Ao fazer uma make para uma cliente antenada que chega com refer?ncias ousadas de passarela, quais os seus truques para tornar o conceitual em algo mais us?vel?

JR: Eu sempre tento transformar o que eu vejo na passarela para a vida real, que tem a ver com o olho da pessoa, formato de rosto, entre outras coisas. Sou bem honesta, se eu acho que n?o vai ficar bom, eu falo. Eu sempre tento brincar com essas tend?ncias de forma a que valorize a cliente e n?o a deixe feia, n?o ?? Porque ?s vezes os efeitos funcionam para o formato de rosto e olho da modelo e n?o para o da cliente, por isso sempre tento analisar o rosto para saber quais s?o as adapta??es espec?ficas a fazer.

TSM: Onde busca inspira??o para as suas cria??es?

JR: Eu busco inspira??o na natureza, gosto de ir para lugares ex?ticos, estou indo para Bali amanh?! A natureza ? o que mais me inspira. Busco refer?ncias de arte na internet, tamb?m, para agu?ar o meu lado mais criativo.

TSM: Na hora de maquiar um cliente mais inflex?vel, qual o seu truque para n?o perder a sua marca pessoal?

JR: Eu deixo ela falar o que tem a falar, escuto, explico que entendi e depois digo calmamente "Olha, para o seu olho isso n?o vai valorizar", por exemplo. E depois sugiro fazer de outra forma, mas se a pessoa n?o quiser mesmo asssim eu digo "Fica tranquila, eu fa?o", e sempre dou um jeitinho tentando adaptar. Eu sempre sou honesta e mostro a minha vis?o de maquiadora, mas ? ela que vai usar a maquiagem.

Para ser um maquiador de sucesso, Juliana Rakoza aconselha:"reclame pouco e mostre profissionalismo no ambiente de trabalho"

TSM: Top 3 dicas de sucesso para quem est? come?ando no mundo da maquiagem profissional

A primeira dica ? ouvir o que a cliente quer, dar aten??o de verdade para o que ela fala. Em segundo lugar, voc? tem que fazer o seu trabalho como se fosse ?nico, n?o importa o que ?, quanto est?o te pagando. O importante ? voc? fazer da melhor maneira poss?vel e com amor, desse jeito eu acho que ? imposs?vel as pessoas n?o gostarem do seu trabalho. E por ?ltimo, lembrar que no come?o tem que aceitar os trabalhos que aparecem sem reclamar, sem ficar causando, e se comportar no ambiente de trabalho com profissionalismo, ter postura caso contr?rio voc? vira mais um entre muitos.

TSM: Qual foi o melhor momento da sua carreira? E o pior?

JR: Foram muitos momentos bons: quando eu ganhei os pr?mios e quando recebi o convite de Maybelline NY para ser maquiadora oficial da marca; quando eu estava na TV tamb?m. O pior momento foi sempre quando algu?m n?o acreditava no meu potencial, e passei por muitos momentos assim, mas persisti, sempre com garra e for?a para mostrar para todas as pessoas quem eu sou e o que sou capaz de conquistar.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.