Dica de Expert: Juliana Rakoza conta como descobrir o melhor tom de base e pó compacto da linha Fit Me!

Juliana Rakoza, maquiadora profissional de Maybelline NY, ensina truques para encontrar a cor de base perfeita. Confira!
Juliana Rakoza, maquiadora profissional de Maybelline NY, ensina truques para encontrar a cor de base perfeita. Confira!

Item fundamental para uma maquiagem perfeita, a base precisa ter uma tonalidade que se encaixe perfeitamente com o tom da pele. A busca pode ser um pouco trabalhosa para algumas meninas, já que é importante observar se o subtom da pele é rosado ou amarelado, além de saber equilibrar a cor do rosto com pescoço e colo. O pó compacto, queridinho de muitas na hora de finalizar a make com capricho, também deve corresponder à cor do rosto. Por isso, a maquiadora profissional de Maybelline NY, Juliana Rakoza, deu dicas de ouro exclusivas para facilitar a busca pela base e pó Fit Me perfeitos. Confira!

Ju Rakoza ensina truque para descobrir o subtom da pele

Antes de escolher a base adequada, é importante ressaltar que o produto deve desaparecer por completo na pele, ao invés de deixar o rosto mais escuro ou mais claro, o que pode resultar em um efeito artificial. Para saber se o fundo da pele é rosado ou amarelado, Ju Rakoza ensina que é necessário olhar no espelho e observar a cor do rosto junto com a cor do colo. "O rosto pode ser da mesma cor do colo ou diferente, às vezes é rosa e às vezes é bege. Mas a gente sempre vai se guiar pela cor do colo. Se ele é rosado, é melhor escolher uma cor de base um pouco mais rosada para não ficar diferente e não sair estranha na foto. A maioria das europeias têm um fundo de pele rosado. No Brasil, a gente tem mais bege do que rosa, mas não é uma regra. Geralmente, quando a pessoa é mais vermelhinha no centro do rosto, significa que ela é mais rosada", explicou a maquiadora.

Outro truque muito conhecido para descobrir o subtom da pele é observar a cor das veias: se as suas são esverdeadas, se você fica bronzeada facilmente e fica bem com roupas vermelhas, amarelas e douradas, é possível que você tenha uma pele de fundo amarelado. Já quem veias azuladas, fica vermelha quando pega sol e fica bem com roupas em tons de azul e prata, é sinal de que tem um sub-tom rosado. No caso daquelas que têm veias mistas, Ju Rakoza prefere descobrir no olhômetro mesmo. "Olhe no espelho, passe uma base rosa de um lado do rosto e uma base bege do outro lado, e veja qual se encaixa melhor" aconselhou.

Melhor lugar para testar a base é na região do maxilar

Esqueça o velho hábito de testar a base no pulso ou dorso da mão, já que o tom dessas áreas não costuma ser igual à cor do rosto. Ju Rakoza explica que o melhor lugar para descobrir a cor da base é no maxilar, bem próximo ao queixo. "Eu sempre testo uma cor de um lado e outra cor do outro e vejo qual desaparece mais. Se o colo for mais escuro, vale a pena subir um ou dois tons de base para equilibrar", aconselhou a maquiadora.

Depois desse passo, observar o resultado à luz natural também é fundamental. Geralmente, os produtos da Linha Fit Me são vendidos em quiosques e lojas de shopping, onde, muitas vezes, a luz do ambiente é muito clara ou amarela demais, o que pode enganar o resultado final. Por isso, a dica de ouro é não ter pressa em comprar. "Eu sempre recomendo aplicar a base, sair da loja e olhar no espelho. Na minha opinião, essa é a melhor forma, porque às vezes a luz branca deixa o rosto mais pálido e a luz amarela dá a impressão de que a base é um pouco mais escura. A iluminação certa é uma iluminação neutra, uma mistura da branca com a amarela, que lembra um pouco a luz natural. Então é importante ir para um ambiente de luz natural mesmo e testar", explicou Ju Rakoza.

Leve em consideração a versatilidade do pó compacto na hora de escolher a melhor cor

Ju Rakoza conta também que as dicas para encontrar o melhor tom de pó compacto são as mesmas usadas para decidir a cor de base ideal, já que o objetivo do produto também é "sumir" na pele. No entanto, é bom lembrar que o pó pode ser muito versátil na make, funcionando como um coringa para corrigir possíveis erros ao usar algum produto de pele com a cor errada. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher o tom mais adequado. "O ideal é que o pó seja do mesmo tom da base. O que pode acontecer é equilibrar a tonalidade da pele com a cor do pó. Às vezes você quer dar uma coradinha a mais, então pode pegar um tom acima e equilibrar com uma base clara. Dá para 'brincar' muito com o pó e 'salvar' uma compra errada", aconselhou a profissional.

Quer saber mais dicas da maquiadora oficial de Maybelline NY? Confira o blog ou siga no Instagram.