Dica de maquiagem: Como fazer o contorno perfeito para o rosto das asiáticas

O diferente contorno feito pelas asiáticas é adequado às feições orientais
O diferente contorno feito pelas asiáticas é adequado às feições orientais

Os traços das mulheres asiáticas possuem peculiaridades diferentes dos das ocidentais. Por isso, as técnicas clássicas de contorno, na maioria das vezes, não se aplicam. Pensando nisso, as asiáticas decidiram inovar e criar uma nova forma de fazer o contorno do rosto, buscando reduzir, aparentemente, o perímetro da face. Essa técnica tem um efeito mais sutil, mas promete funcionar. Confira abaixo como fazer o novo contorno asiático.

Preparação e iluminação da pele

O primeiro passo é preparar a pele com óleo facial. Nessa etapa é provável que a pele fique com excesso de brilho, mas isso será corrigido ao longo dos próximos passos. A razão dessa aplicação é que esse produto, além de hidratar, destaca as partes mais salientes, como o queixo e o nariz.

Após a aplicação do óleo, com o uso do dedo ou um iluminador em bastão, ou ainda um pincel com a ponta mais chata, será o momento de iluminar o rosto. O iluminador deve ser aplicado de forma vertical de cima para baixo, exatamente no meio do rosto, passando pelo centro da testa, a pontinha do nariz, o arco do cupido e a ponta do queixo. Além dessa área, o iluminador também será usado para fazer dois triângulos, um em cada lado do rosto, logo abaixo dos olhos, entre as bochechas e o nariz.

Base e sombreamento garantem o efeito de redução da face

Usando um pincel de base, será a hora de aplicar o BB Cream, que deve ser espalhado sobre as áreas iluminadas. É preciso ter cuidado para não aplicá-lo fora do círculo central do rosto, já que o contorno sera sombreado, para provocar o efeito da redução facial.

Para o sombreamento, é necessário uma base dois tons mais escura do que a pele, que será aplicada nas áreas de contorno do rosto: os lados da testa, das bochechas e na mandíbula. Nas mandíbulas, especificamente, a ideia é fazer um contorno em forma de coração, para evitar que o rosto fique quadrado. Essa base mais escura deve ser esfumada com a iluminação que foi previamente feita, sem acentuar as maçãs do rosto.

Outro truque, que dará mais dimensão ao rosto, é criar um nariz "mais alto". Usando os dedos e uma sombra marrom cremosa (ou um pincel macio com uma sombra em pó), desenhe, dos dois lados, uma linha curva entre a ponta interna da sobrancelha e o lado do nariz, e espalhe suavemente.

Para finalizar e adicionar cor, é aplicado o blush

Para finalizar, utilize um pouco de blush para adicionar cor a make. Mas, nesse caso, não se deve usar a técnica do sorriso para aplicar o blush, porque dessa forma o blush ficaria na parte sombreada e arruinaria a técnica usada. Nessa técnica de contorno das asiáticas, o blush deve se concentrar nas maçãs internas do rosto, e deve ser bem espalhado para deixar a cor o mais natural possível.