É preciso tomar algumas precauções para impedir que a maquiagem fique pesado e com um um resultado artificial nada agradável
Tela cheia
É preciso tomar algumas precauções para impedir que a maquiagem fique pesado e com um um resultado artificial nada agradável

Dicas para fugir do efeito artificial na maquiagem: acabe com os erros comuns que estragam a make

Segunda-feira 09 de maio de 2016 - 16h11

A maquiagem é um poderoso artifício para cobrir imperfeições na pele, favorecer traços e deixar qualquer visual com um toque a mais. Porém, alguns errinhos na hora da produção - como a escolha da base, aplicação do blush e preenchimento de sobrancelhas, por exemplo - podem acabar causando um resultado contrário e deixando a make com um efeito artificial que em nada favorece o rosto. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a ficar longe desses problemas de beleza e conseguir um acabamento perfeito. Confira!

Escolha correta do tom da base e e cuidados na hora da aplicação fazem toda a diferença

Um dos erros mais comuns na maquiagem já começa na hora da base. Por cobrir todo o rosto e ser a cor de fundo que irá receber os demais produtos, a escolha ou aplicação equivocada conseguem estragar qualquer produção - e não há blush ou batom que consiga disfarçar o problema.

Tudo começa pelo tom. Por desconhecerem a maneira certa de fazer o teste, muitas pessoas acabam levando para casa a tonalidade errada e saindo por aí com o rosto destoando do restante do corpo ou perdendo dinheiro em um produto que será inutilizado. Para ficar livre de falhas, o segredo é testar a base no próprio rosto, da lateral da bochecha até o começo do osso do queixo, e não no punho, como a maioria faz. Outro cuidado importante é esperar o produto secar para ver se, na versão final, a cor realmente ornou com o tom da sua pele. Já para a hora da aplicação, a dica é tomar cuidado com a iluminação do lugar em que está se maquiando; não exagerar na quantidade de produto; e, aplicando com os dedos ou com auxílio de um pincel, espalhar bem para garantir uma cobertura uniforme.

Corretivo também deve seguir a tonalidade exata da pele

Além da base, o corretivo também merece atenção na hora da escolha da cor. Como seu objetivo é amenizar o aspecto cansado das olheiras e esconder algumas imperfeições - como manchas e espinhas, por exemplo - ele também deve seguir o tom exato da sua pele para que o resultado não seja desastroso e com um efeito contrário ao que você espera.

Para não errar, a dica é experimentar o produto no próprio rosto antes da compra e, de preferência, em um local claro e sem sombras para que você consiga visualizar o seu real resultado. Além disso, na hora da maquiagem, também vale lembrar que o corretivo deve ser sempre aplicado depois da base, recebendo leves batidinhas dos próprios dedos para garantir uma cobertura uniforme na pele.

Lábios devem estar com contorno impecável para valorizar a produção

Na hora de aplicar o batom, também é muito importante tomar cuidado para que a boca fique com o contorno exato e uma cobertura certinha. Para garantir esse efeito, o desafio mais complicado para não acabar detonando a produção - principalmente, quando se trata de uma cor escura - é fazer o desenho do arco do cupido perfeitamente, sem que ele fique torto ou muito pontudo. Mas, para ficar livre dos erros, existe uma solução simples: contar com a ajuda de um lápis para contornar o formato dos lábios.

Além de facilitar o desenho dessa área mais complicada e de todo o restante da boca, o produto ainda conta com a vantagem de aumentar a duração do batom. Para isso, basta pegar um lápis da cor exata à que escolheu para a make do dia e colorir toda a superfície dos lábios depois de finalizar os traços do contorno.

Lápis de sobrancelha deve ser escolhido levando em consideração o tom dos cabelos e da pele

Muita gente acaba deixando as sobrancelhas de lado na hora de fazer a make, mas, preparadas do jeito certo, elas têm o poder de valorizar o olhar e o rosto como um todo. Porém, para alcançar esse resultado satisfatório, é preciso ter muita atenção na hora de usar o lápis para preencher as falhas: a cor muito escura e traços muito pesados podem sobrecarregar o visual e estragar toda a maquiagem.

Na hora de escolher a cor, é preciso levar em consideração o tom da pele e dos cabelos para alcançar o resultado mais natural possível: os amarronzados são ideais para quem tem a pele e o cabelo claro; o castanho escuro é a escolha mais certa para as morenas e negras; e os tons avermelhados, mas em versões mais discretas que a cor do cabelo, são os indicados para as ruivas. O lápis muito preto, que acaba sendo o escolhido de muitas pessoas, deve ser evitado por destacar demais o local. Para garantir um acabamento mais leve e menos marcado, alguns detalhes são indispensáveis: esfume o traçado para esconder o desenho que foi feito e misturar as linhas aos pelinhos; opte sempre pelo lápis de ponta fina para evitar traços grossos demais.

Espalhar o blush aos poucos é o segredo para evitar o exagero

O blush é um item indispensável na maquiagem por garantir o efeito saudável e corado no rosto, mas pode acabar se tornando um vilão se for aplicado de maneira errada e em excesso, por isso, todo cuidado é pouco.

Para fugir do nada agradável efeito exagerado, por exemplo, o truque é espalhar a cor aos pouquinhos até chegar ao tom desejado - dessa maneira, evita-se a aplicação de uma grande quantidade de produto de uma vez só. Esfumar bem para evitar um corado "fake" e muito marcado também é uma medida indispensável para garantir um resultado satisfatório no final da produção. Como acontece com os demais produtos, a escolha do tom pode favorecer ou arruinar qualquer maquiagem, por isso, é preciso ficar atenta às recomendações: tons rosados ou pêssego para as mulheres de pele mais clara; tons terrosos para morenas; tons de vinho e marrom para as negras; e blush com toque bronzer para a pele mais dourada das orientais. Outro detalhe importante é levar em consideração o formato do rosto e o resultado que se quer alcançar para não errar na hora de dar as pinceladas

Produtos relacionados
Super Stay 24H - Nude Light
Super Stay 24H - Nude Light Compre Aqui!
Lápis de Sobrancelha Maybelline Brow Drama Express Castanho
Lápis de Sobrancelha Maybelline Brow Drama Express Castanho Compre aqui
Blush Fit Me - Assim Sou Eu
Blush Fit Me - Assim Sou Eu Compre aqui
Todas as Notícias: "Dicas de maquiagem"
  1. Sombra: 4 maquiadores das celebridades dão dicas de como aplicar o produto com perfeição na make dos olhos
    Sombra: 4 maquiadores das celebridades dã...
    Sombra: 4 maquiadores das celebridades dão dicas de como aplicar o produto com perfeição na make dos olhos
    Nada como a sombra para olhos para criar uma maquiagem bem poderosa, né? Embora seja um dos...
  2. Como substituir o primer para olhos: 4 jeitos diferentes de fixar a sombra na maquiagem
    Como substituir o primer para olhos: 4 je...
    Como substituir o primer para olhos: 4 jeitos diferentes de fixar a sombra na maquiagem
    Para que a sombra dure a noite toda ou para que um tom apagadinho fique mais pigmentado, aplicar...
  3. Batom metalizado para a primavera: saiba como usar essa tendência na temporada e arrase nas produções
    Batom metalizado para a primavera: saiba ...
    Batom metalizado para a primavera: saiba como usar essa tendência na temporada e arrase nas produções
    Quem pensou que a tendência de batom metalizado ficaria só nas makes de inverno se enganou: o...
  4. Como tirar mancha de maquiagem da roupa? Confira 4 dicas com produtos que você pode ter em casa
    Como tirar mancha de maquiagem da roupa? ...
    Como tirar mancha de maquiagem da roupa? Confira 4 dicas com produtos que você pode ter em casa
    Não se desespere: tirar manchas de maquiagem das roupas pode ser simples e possível se você tiver...
  1. Vanessa Hudgens aposta em sombra azul metalizada e pele iluminada para maquiagem de festa: confira detalhes do look!
    Vanessa Hudgens aposta em sombra azul met...
    Vanessa Hudgens aposta em sombra azul metalizada e pele iluminada para maquiagem de festa: confira detalhes do look!
    Sempre autêntica e mais ousada quando o assunto é maquiagem, Vanessa Hudgens já provou algumas...
  2. Maquiagem para festas com sombra dourada e batom nude: aprenda o passo a passo para copiar um look glam com tons neutros
    Maquiagem para festas com sombra dourada ...
    Maquiagem para festas com sombra dourada e batom nude: aprenda o passo a passo para copiar um look glam com tons neutros
    Procurando uma maquiagem de festa que se destaque de verdade no look? A sombra dourada com o glow...
  3. Nail art com filete dourado em esmalte nude e marrom: veja passo a passo e aprenda a fazer a decoração de unhas
    Nail art com filete dourado em esmalte nu...
    Nail art com filete dourado em esmalte nude e marrom: veja passo a passo e aprenda a fazer a decoração de unhas
    Já que o momento é do esmalte nude, nada mais justo do que entrar na tendência da primavera para...
  4. Sombra: 4 maquiadores das celebridades dão dicas de como aplicar o produto com perfeição na make dos olhos
    Sombra: 4 maquiadores das celebridades dã...
    Sombra: 4 maquiadores das celebridades dão dicas de como aplicar o produto com perfeição na make dos olhos
    Nada como a sombra para olhos para criar uma maquiagem bem poderosa, né? Embora seja um dos...