Dicas para o batom não escorrer ou borrar ao longo do dia

Textura do batom, lápis labial e outras dicas ajudam a não deixar o batom escorrer ao longo do dia
Textura do batom, lápis labial e outras dicas ajudam a não deixar o batom escorrer ao longo do dia

Depois de escolher a make do dia, é preciso fazê-la durar. Batons renovam o visual, e dependendo da cor e do acabamento, é possível conquistar um look que se destaque, mas que ao longo do dia pode borrar ou escorrer. Entre os fatores que podem comprometer o visual dos lábios coloridos estão a temperatura, o tipo de pele, além das atividades corriqueiras, como comer e beber. Para manter o visual intacto pelo maior tempo possível, os batons de longa duração são a melhor opção. Porém, para quem não é adepta desse tipo de fórmula é preciso seguir algumas dicas simples, que ajudarão a prolongar o efeito de batom recém-passado.

Textura do batom importa para definir a sua duração

A maquiadora Sabrina Simões conta que além de temperaturas altas, que atrapalham a fixação da maquiagem, principalmente em quem tem pele oleosa, a textura do produto escolhido pode comprometer o visual como um todo: "o acabamento matte é o melhor para não correr riscos de borrar ou escorrer, porque a textura é bem seca. batons muito cremosos ou brilhos labiais têm mais tendência a escorrer", explicou a profissional.

Aposte em lápis de contorno labial

Uma opção para segurar o batom na boca por mais tempo é delinear os lábios antes de usar a maquiagem. A textura mais seca do lápis, aplicado rente à linha dos lábios vai ajudar a fixar o batom, principalmente se ele for cremoso. Essa opção é quase um primer para a boca, porque fixa mais cor nos lábios, mesmo que o tom fique mais fraco ao longo do dia. De acordo com Sabrina, um dos segredos para aumentar a fixação, é ir além da linha dos lábios (esfumando com a ajuda de uma espoja ou dos dedos para não marcar), e passar o lápis em toda a boca, para criar uma base para o batom.

Truques para um toque seco

Apostar no pó entre as camadas do batom também é uma opção. O truque é usar as versões compacta, solta ou translúcida para tirar um pouco da umidade dos lábios e fazer o produto durar mais tempo: "um dos segredos para segurar o batom é aplicar lápis em todo a boca e passar o batom com a ajuda do pincel. Tirar o excesso, aplicar o pó e novamente o batom com o pincel. O toque seco acontece ao usar pó translúcido com o pincel de pó, dando batidinhas", explicou a maquiadora.

Retirar o excesso de produto dos lábios é essencial, de acordo com maquiadora

Outra aposta para não perder o tom da make é usar corretivo antes do batom, que também preparará os lábios. O ideal é apostar nos corretivos mais pastosos, porque os líquidos podem "melecar" a área. Além de apagar a boca, o produto ajuda a segurar a cor. Apesar dos truques, Sabrina Simões revela que a melhor opção ainda é tirar o excesso de batom com a ajuda de um lenço de papel ainda durante a maquiagem, o que previne futuros borrões. Além dos truques de make, produtos específicos para fixar a maquiagem evitam os borrados ocasionais e seguram a maquiagem, mesmo no calor ou após transpirar muito.