Esfoliação dos pés: entenda a importância do cuidado e saiba como fazer em casa!

Quer ficar com os pés sempre macios e bonitos? Aposte na esfoliação! Confira a matéria para saber mais detalhes (Shutterstock)
A esfoliação ajuda a deixar os pés com uma aparência ainda mais bonita depois da manicure (Foto: Shutterstock)
Depois de fazer a esfoliação, vale aplicar um hidratante para deixar a pele bem macia (Shutterstock)
Quer ficar com os pés sempre macios e bonitos? Aposte na esfoliação! Confira a matéria para saber mais detalhes (Shutterstock)

O verão é o momento de colocar os pézinhos de fora e apostar em rasteirinhas para deixar o look bem fresquinho. Por isso, além de manter as unhas sempre bem feitas, é importante apostar em esfoliações para que os pés fiquem hidratados, macios e - claro! - bem bonitos à mostra. Ainda fica meio perdida com esses cuidados? Calma, a gente te ajuda! Confira a matéria para entender direitinho sobre a importância da técnica e saber como turbinar sua rotina de beleza com ela!

Esfoliação elimina as células mortas e o aspecto grosso dos pés

Quando se fala em cuidados com a pele, muita gente acaba esquecendo dos pés na hora de organizar a rotina de beleza. Mas, ainda que passem despercebidos no dia a dia e escondidos em sapatos fechados, eles também precisam de tratamentos específicos para que fiquem com uma aparência bonita e bem tratada - o que é ainda mais importante no verão, já que as botas e tênis costumam dar lugar às sandálias e rasteirinhas.

Mas, só fazer as unhas e aplicar hidratante não é suficiente: a dica é apostar na esfoliação uma vez por semana para ter o cuidado completo! Assim como acontece com a pele das mãos, do rosto e do corpo, ela traz vários benefícios para os pés - como o de eliminar todas as células mortas e impedir que a sola fique com aquele aspecto endurecido.

Esfoliação pode ser feita com pedra pomes ou receitinha caseira

E para quem não tem tempo - e dinheiro - para fazer uma esfoliação em um spa dos pés, a dica é começar o cuidadinho em casa mesmo. Ele pode ser feito uma vez na semana para que a pele fique bem tratada sem sofrer com um efeito rebote - ou seja, acabar com o pé mais grosso porque a derme achou que estava sendo agredida e criou mais casquinhas para se proteger.

Para fazer a técnica, não faltam esfoliantes específicos para a área. Mas eles não são obrigatórios, ok? Dá para recorrer a outros truques para manter o cuidado em dia! Confira duas opções:

Pedra Pomes: Sabe a boa e velha pedra pomes que não faltava na casa da vovó? Ela pode te ajudar a eliminar as cascas mais grossinhas! É só usá-la no próprio banho ou logo depois de deixar os pézinhos de molho na manicure; e, por fim, aplicar bastante hidratante no final do procedimento para que a pele fique bem macia.

Receitinha caseira: Além da pedra, também dá para fazer uma receitinha com ingredientes que você já tem em casa - como mel e açúcar, por exemplo. Para fazer, é bem fácil: é só misturar meia xícara de mel com meia xícara de açúcar, e mexer tudo até que se forme uma pasta. Depois, é só espalhar nos pés fazendo movimentos circulares com a ponta dos dedos, enxaguar e finalizar com o seu creme hidratante preferido.

Redação: Nívia Passos