Esmalte 5free: conheça os principais benefícios da nova fórmula

Livre das substâncias tolueno, formaldeído, dibutilftalato (DBP), resina de formaldeído e cânfora, o esmalte 5free minimiza o risco de alergias
Livre das substâncias tolueno, formaldeído, dibutilftalato (DBP), resina de formaldeído e cânfora, o esmalte 5free minimiza o risco de alergias

As mulheres não resistem a unhas sempre bem feitas e com diferentes tonalidades, mas as famosas alergias parecem fazer o desejo de mudar a cor das esmaltes toda semana ir por água abaixo. Cerca de 30% da população mundial já apresentou algum tipo de alergia, seja em forma de manchinhas, inchaços ou até mesmo ardor. Para evitar que o público feminino sofra com constantes reações ao colorir as pontinhas dos dedos, os esmaltes começaram a abrir mão de algumas substâncias, criando as novas fórmulas batizadas de 5free. "Os esmalte 5free são esmaltes capazes de causar menor risco de reação alérgica, conhecida por nós como dermatite de contato alérgica. Podemos classificá-los como hipoalergênicos", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Entenda qual o benefício do esmalte 5free

Seguindo a mesma linha do já consolidado esmalte 3free, o nome 5free indica que o cosmético é livre de cinco substâncias muito comuns nas fórmulas dos esmaltes: tolueno, formaldeído, dibutilftalato (DBP), resina de formaldeído e cânfora. As duas últimas substâncias ainda podem ser encontradas nas fórmulas de esmalte 3free por exercerem importantes funções na esmaltação, como fixar o produto nas unhas e dar mais brilho. A composição, no entanto, é também uma grande vilã para as alergias, desencadeando reações como irritações, coceira nas mãos e pescoço ou vermelhidão.

"O esmalte 5 free contêm menos substâncias alergênicas, sendo mais indicado para pessoas sensíveis. Apesar de menos agressivos, as substâncias resina de formaldeído e cânfora também causam reação alérgicas, como alergias locais ao redor da unha e nela prórpia e à distância, como na face", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Esmalte 5free minimiza ainda mais o risco de alergias

A principal diferença entre o esmalte 5free e o já conhecido 3free é a retirada da resina de formaldeído e da cânfora, minimizando ainda mais o risco de desencadear reações alérgicas. Enquanto o primeiro é responsável por fortalecer as unhas, aumentando também a adesão e brilho do esmalte, o segundo é usado como plastificante. Por mais inofensivas que pareçam, o uso excessivo dessas duas substâncias pode gerar um quadro de dermatite cada vez mais intenso, podendo se manifestar tanto próximo a unha como longe dela. "Essas duas substâncias podem ser prejudiciais a saúde. O formol pelo potencial de irritação, pelo risco de sensibilização e alergia e a cânfora pelo efeito tóxico e por ser proibida durante a gestação", explicou a dermatologista Danielle Aguiar, da Clínica TheSkin Leblon.

Retirada de substâncias não compromete performance do esmalte

Surgindo como uma opção ainda mais segura para as mulheres alergicas colorirem as unhas, a retirada das substâncias da fórmula dos esmaltes 5free não compromete o resultado final das unhas. Os componentes retirados são substituídos por outros que não apresentam o mesmo potencial alergênico.

Em casos de reações mais intensas, no entanto, é sempre importante contar com a orientação de um médico especializado, que vai indicar os melhores produtos a serem usados. "Deve-se procurar um dermatologista para identificar e tratar o problema. Se o paciente não buscar logo o tratamento, pode desenvolver um quadro crônico em que a pele fica mais grossa e escura. O exame mais indicado para confirmar a alergia é o teste de contato alérgico", explicou a dermatologista Danielle Aguiar.