Esmalte claro dura mais tempo nas unhas do que o escuro? Descubra!

Será que os esmaltes claros realmente duram mais que os escuros? Confira a matéria para tirar essa dúvida! (Foto: Instagram @l.hof)
Aplicar cobertura intensificadora da cor é uma das dicas para que o esmalte dure mais, seja ele claro ou escuro (Foto: Pixelformula)
O que determina a duração de um esmalte não é a cor - mas, sim, os cuidados na hora da manicure e na pós-esmaltação (Foto: Pixelformula)
Será que os esmaltes claros realmente duram mais que os escuros? Confira a matéria para tirar essa dúvida! (Foto: Instagram @l.hof)

Se você é do tipo que considera a duração do esmalte para escolher a cor da semana, provavelmente, já se perguntou: qual dura mais nas unhas - o claro ou o escuro? Por ser indicado para situações em que as pontinhas dos dedos vão ficar mais tempo sem manicure - como uma viagem, por exemplo -, muitas esmaltemaníacas afirmam, com toda a certeza, que é o clarinho. Mas será que isso é verdade? Confira mais detalhes!

Cor do esmalte não interfere na duração do produto nas unhas

Para quem jurava de pés juntos que o esmalte claro durava bem mais que o escuro, uma notícia: isso não passa de um mito! Todas as cores - do branco translúcido ao preto, passando pelos coloridos - são feitas com os mesmos componentes e não existe nenhuma adição especial na fórmula para fazer com que os clarinhos fiquem mais tempo na ponta dos dedos.

No geral, o que faz com que uma cor de esmalte dure mais ou menos em alguém nada mais é que a atividade que é feita no dia a dia ou algum problema específico na superfície da unha - como a oleosidade excessiva. No primeiro caso, a dica para evitar que a cor clara ou escura descasque é tomar cuidado quando estiver fazendo alguma tarefa - como usar luva ao manusear produtos de limpeza, por exemplo. Já no segundo, é evitar produtos feitos a base de óleo e usar uma lixa fina sobre as unhas antes de qualquer esmaltação.

Esmalte claro parece durar mais porque disfarça o descascado

Mas o que faz o esmalte claro parecer durar mais que o escuro, afinal? É bem simples: por ter uma tonalidade mais discreta, ele disfarça melhor as partes descascadas da unha - e, dependendo de onde aparecer o lascadinho, quase nem dá para notar!

O mesmo não acontece com os tons mais vibrantes e escuros - como o vermelho, azul e preto, por exemplo. Por causa do contraste que criam com a superfície da unha, é só ela começar a descascar na pontinha para que já fique na cara que o esmalte não está mais em dia e precisa ser retocado.

Saiba quais os cuidados adotar para aumentar a duração de qualquer tom de esmalte

Agora que você sabe que não é a cor do esmalte que define a duração da unha, a dica é recorrer a alguns truques já na hora da manicure para que a pontinha dos dedos fique intacta por mais tempo - claro, sem abrir mão dos cuidados necessários na pós-esmaltação para que ela não descasque antes da hora. Vamos lá:

1 - Mesmo que sua unha não seja tão oleosa, use uma lixa específica na superfície para aumentar a aderência;

2- Evite fazer as unhas em lugares abafados ou perto de correntes de ar para evitar que ele empelote ou crie bolinhas;

3 - Aplique sempre uma camada de base;

4 - Prefira camadas finas de esmalte - de preferência, duas no máximo.

5 - No final de tudo, não dispense a cobertura intensificadora da cor para que o produto fique mais intenso e protegido para durar mais tempo. Suas unhas agradecem!

Redação: Nívia Passos