Esmalte com rachaduras? Saiba como evitar em 4 dicas rápidas!

Seu esmalte fica com rachaduras? Confira a matéria para saber o que fazer para evitar esse problema! (Foto: Pixelformula)
Você sabia que o número de camadas de esmalte ajuda a evitar rachaduras? O ideal é aplicar apenas duas! (Foto: Pixelformula)
Depois de deixar as unhas de molho, o correto é aplicar alguns minutinhos antes de começar a esmaltação. O motivo? O hábito de pintar em seguida também aumenta as chances de rachadura (Foto: Shutterstock)
Seu esmalte fica com rachaduras? Confira a matéria para saber o que fazer para evitar esse problema! (Foto: Pixelformula)

Esmalte descascado não é o único problema que pode acontecer com as unhas alguns dias depois da manicure: elas também podem ficar com um aspecto rachado que vai comprometer todo o seu look! Sabe quando você olha para a pontinha dos seus dedos e ela está cheia de risquinhos? Então, é isso mesmo. Mas a boa notícia é que, com alguns cuidados simples, dá para evitar esse problema e ficar com a esmaltação perfeita e bem lisinha durante toda a semana. Confira a lista com 4 dicas!

1 - Não pinte as unhas logo depois de tirar do molho

A primeira dica para não ficar com o esmalte craquelado é esperar alguns minutinhos em vez de já começar a pintar as unhas logo depois de tirá-las do molho. O motivo? É que, após ficarem muito tempo na água, a superfície delas acaba se expandindo. E, aí, acontece justamente o que a gente quer evitar: a esmaltação racha.

2 - Passe camadas mais finas de esmalte

Na hora de pintar as unhas, quem não tem muita habilidade pode acabar exagerando nas camadas de esmalte para que o tom escolhido fique bem uniforme na pontinha dos dedos. Mas você sabia que esse erro pode criar as rachaduras? A cobertura grossa demais faz com que as pontinhas dos dedos fiquem com essas risquinhas com muito mais facilidade!

Para evitar isso, é só seguir a dica: prefira esmaltes novos e, na hora de pintar, em vez de exagerar, aplique apenas duas camadas!

3 - Aplique cobertura intensificadora da cor no final

Além de deixar o esmalte mais intenso com seu toque de brilho, a cobertura intensificadora da cor também ajuda a evitar rachaduras. Isso acontece porque ela funciona como uma proteção extra, que diminui as chances das pontinhas dos dedos acabarem craqueladas ou descascadas antes da hora.

Então, não se esqueça: no último passo da esmaltação, tenha sempre o cuidado de aplicar o produtinho em todas as unhas!

4 - Não use as unhas para abrir objetos

Na pressa de abrir alguns objetos ou puxar a ponta da fita adesiva, a gente acaba usando as próprias unhas em vez de procurar alguma ajuda extra, não é? Mas esse hábito, aparentemente inofensivo, também pode facilitar o aparecimento de rachaduras nas unhas por causa do impacto que causa no esmalte.

Redação: Nívia Passos