Expert entrega 10 truques de maquiagem que fazem toda a diferença na rotina de beleza das mulheres

Saiba dicas para facilitar a rotina da maquiagem de pele, lábios e olhos
Saiba dicas para facilitar a rotina da maquiagem de pele, lábios e olhos

As apaixonadas por maquiagem sabem bem que alguns truques podem fazer toda a diferença na hora de montar a produção do dia. Pensando nisso, o make-up artist Andrew Sotomayor contou à revista Glamour 10 segredos de make que ajudam aturbinar ainda mais a rotina de beleza feminina, com cuidadinhos da pele à sombra. Confira:

1 - Repare a forma como segura o pincel

A forma como segura o pincel da base pode fazer toda a diferença no resultado mais uniforme e suave da pele. De acordo com o maquiador Andrew Sotomayor, o ideal é segurar na pontinha do utensílio. "Você terá um pouco menos controle, mas um toque muito mais suave que vai lhe dar um acabamento mais natural", explicou.

2 - Use o pó solto apenas em locais estratégicos

O pó solto conquista um efeito mais suave e natural para a pele, mas isso não significa que o produto pode ser espalhado em todo o rosto. O especialista ensinou à revista Glamour que o pó deve ser aplicado com a ajuda de um pincel grande e pulverizar apenas na zona T do rosto (testa, nariz e queixo). Já para áreas mais delicadas e que o acabamento desejado é ainda mais discreto, como abaixo dos olhos e laterais do nariz, o ideal é apostar em um pincel mais fino.

3 - Cuidado com a quantidade de corretivo

O corretivo é um dos itens mais queridos da nécessaire de maquiagem, mas é preciso ter cuidado na hora de aplicá-lo para corrigir os defeitinhos do rosto. Para conquistar um efeito discreto, vale aplicá-lo com as pontas dos dedos na área dos olhos e próximo ao nariz. Já para fazer o acabamento da pele, aposte em um pincel bem fino.

4 - Limpe os pincéis com removedor de maquiagem

Limpar os pincéis de maquiagem já se tornou um hábito comum entre as mulheres mais vaidosas. Mas algumas vezes apenas água e sabão não é suficiente para remover todos os resíduos. O make-up artist Andrew Sotomayor ensinou a mergulhar em um recipiente com água e algumas gotas de removedor de maquiagem e em seguida lavar normalmente com água e sabonete.

5 - Varie a maquiagem dos olhos

O trio sombra, delineador escuro e máscara de cílios está sempre presente nas nécessaires de maquiagem das mulheres mais antenadas. A dica do maquiador, no entanto, é que não é preciso se limitar às mesmas técnicas. A ideia é soltar a imaginação e investir em novos traçados e esfumados nos olhos.

6 - Misture duas cores para preencher a sobrancelha

Assim como os cabelos, as sobrancelhas são compostas por fios com diferentes tonalidades. Por isso, para conquistar um visual mais natural, vale apostar em dois tons para preencher a região. "Use um pincel delineador angular para preencher toda a sobrancelha com o tom mais claro. Em seguida, preencha todas as áreas esparsas, ou mesmo acentuar o arco com um pincel delineador pontiagudo e sombra mais escura", ensinou o maquiador.

7 - Passe o delineador também na linha d'água superior

Assim como a linha d'água inferior, a superior ganha mais profundidade com um traçado preto. Uma dica é aplicar o produto somente na parte inferior e fechar os olhos com ele ainda molhado. "Quando você apertar o seu olho, parte do lápis ou delineador irá transferir para a linha d'água superior", explicou o profissional à Glamour.

8 - Use dois pincéis para aplicar o blush

O blush costuma ser o item de maquiagem que mais causa dúvidas entre as mulheres. Para não correr o risco de exagerar na aplicação, uma dica é usar um pincel menor para espalhar o blush nas maçãs do rosto, em movimentos circulares. Em seguida, use um pincel maior e limpo para suavizar o resultado.

9 - Mude a forma como segura o pincel do delineador

A forma como o pincel do delineador é segurado também é crucial para o traçado perfeito. Segundo o maquiador Andrew Sotomayor, uma dica é posicionar o pincel como se fosse um lápis ou caneta, já que desta forma a mão não cobrirá sua visão do local onde o traçado está sendo criado.

10 - Saiba como escolher o lápis labial

Já para não errar na hora de escolher o lápis labial, o especialista indica apostar em três tons diferentes: um exatamente da cor do seu batom vibrante, que vai ajudar a contornar os lábios e fixar a cor por mais tempo; um com a mesma tonalidade dos lábios, que será o artifício perfeito para criar uma boca mais volumosa; e um terceiro com um tomo levemente mais escuro do que o batom nude, para evitar o efeito mais apagadinho do batom.