Faz mal usar esmalte sem base? Veja a opinião de uma dermatologista sobre o assunto!

Unhas fortes e saudáveis precisam de base fortalecedora para continuarem firmes! Veja mais na matéria (Foto: Shutterstock)
O segredo é escolher uma base de tratamento ou do tipo comum para melhorar ainda mais o acabamento e saúde das unhas (Foto: Instagram @passionnailsspa_)
Usar o esmalte sem base nas unhas pode ser prejudicial quando feito de forma constante. Entenda mais com a ajuda da dermatologista (Foto: Instagram @jennifer_rosa_)
Unhas fortes e saudáveis precisam de base fortalecedora para continuarem firmes! Veja mais na matéria (Foto: Shutterstock)

Usar a base antes do esmalte é quase uma parte automática do passo a passo de quem faz as unhas com frequência... mas já parou para pensar no que aconteceria se você simplesmente não seguisse essa ordem sempre? Segundo a dermatologista Juliana Jordão, os problemas iriam beeem além do acabamento não tão homogêneo, viu?

O que acontece, na verdade, é que usar a base comum ou de tratamento ajuda não só no aspecto da manicure como também na saúde das pontinhas dos dedos, prevenindo os problemas causados pelo contato direto delas com o esmalte. Saiba mais sobre o assunto com a ajuda da especialista e aproveite as dicas de unha na matéria!

Pintar as unhas sem usar a base pode provocar ressecamento e irritação nas unhas

De primeira, é importante entender que a importância de usar uma boa base de unhas logo no início da esmaltação não é apenas uma questão estética - e a dermatologista explica que os benefícios vão muito além de um resultado final mais lisinho e caprichado. "A base prepara a unha para receber o esmalte, auxilia na fixação e evita o contato direto do esmalte com a unha, o que poderia ressecá-la mais facilmente", detalha Juliana.

Segundo ela, uma vez que essa camada transparente fica entre as unhas e o esmalte, ela previne que o pigmento contido no vidrinho cause ressecamento ou algum tipo de irritação na pele. E isso vale para qualquer tipo de base, portanto, basta escolher a que for melhor para o seu caso.

Bases nutritivas e fortalecedoras também podem ajudar a deixar as unhas mais fortes e resistentes

Mas, vale lembrar: a prevenção não é o único ponto importante dessa história! Juliana Jordão também reforça que algumas bases possuem efeitos adicionais, como ação fortalecedora ou hidratante, por exemplo. Ajuda totalmente bem-vinda para quem lida com unhas fracas, pouco resistentes e até mesmo opacas, né?

No entanto, a médica lembra que a base não resolve todo o problema sozinha. "Na vigência de uma má alimentação ou contato contínuo com agentes irritantes, como detergentes, álcool e outros produtos de limpeza, a unha em geral permanece fraca apesar da base", lembra. Sendo assim, vale apostar na dieta diária bem balanceada com vitaminas importantes para as pontas dos dedos - e a gente pode te ajudar nessa tarefa.

Se precisar de um help para saber quais nutrientes são os mais importantes, basta clicar nessa matéria aqui e ver a lista completa. Lá você também vai saber quais são as melhores fontes deles e, depois disso, é só inserir cada um na rotina da forma como achar melhor!

Redação: Raquel Carletto