Fazendo as sobrancelhas em casa: confira dicas para não tirar fios demais

As sobrancelhas são a moldura dos olhos e as responsáveis também pela expressão facial
As sobrancelhas são a moldura dos olhos e as responsáveis também pela expressão facial

As sobrancelhas são a moldura dos olhos e, por isso, é comum querer mantê-las sempre bem feitas e delineadas. Porém, fazer este processo em casa pode envolver algumas armadilhas, como tirar pelos demais. Para evitar este erro, que pode deixar as sobracelhas muito finas ou desiguais, ou ainda causar falhas que demoram a desaparecer, basta seguir alguns passos. Confira dicas para que o resultado em casa seja tão bom quanto o de salão.

Use espelho grande e em local iluminado

O primeiro passo é escolher o local ideal para realizar o processo, que deve contar com um espelho grande e iluminação natural. Se posicione a uma distância suficiente para observar o reflexo do rosto inteiro. As sobrancelhas devem ter um tamanho proporcional aos traços faciais, por isso, olhar para o espelho próximo demais pode fazer com que se perca o foco no conjunto, arrancando fios em excesso. Retire alguns pelos e se afaste para conferir a simetria.

Delimite o contorno das sobrancelhas

Para delimitar o contorno das sobrancelhas, trace com um lápis bege ou branco - que se destacará sobre os pelos escuros - o formato que desejar modelar nos fios, respeitando seu desenho natural. Afiná-la demais ou tentar criar um estilo muito diferente do original pode deixar o visual artificial, por não combinar com o rosto. Em seguida, retire apenas os pelos que estiverem fora desta área demarcada, o que evita falhas.

Posicione a mão de forma a ter agilidade e firmeza

Quem ainda não tem muita habilidade em depilar as sobrancelhas sozinha deve dar preferência a uma pinça em formato sextavado, que facilita a retirada dos pelos. Posicione a pinça deitada, segura entre os dedos, como se estivesse escrevendo. Desta forma, a mão terá agilidade e leveza o suficiente para se movimentar, assim como o apoio e a firmeza necessários para não cometer erros.

Alguns cuidados de higiene também são necessários. Dê preferência a pinças de inox, e limpe-as com álcool. Antes de começar a retirar os pelos, lave o rosto com água e sabonete facial, o que ajuda a prevenir alergias e irritações na pele. Ao final do processo, aplique compressas de chá de camomila ou borrife água termal para diminuir a vermelhidão do local. Para evitar manchas na região, passe sempre protetor solar.