Glossário de beleza: dicionário desvenda os termos de maquiagem mais usados, de A a Z

Descubra o significado dos termos mais usados no universo da maquiagem

Voc? est? l? prestes a aprender um truque de maquiagem quando se depara com aquela palavra que nunca viu na vida e o aprendizado para por a?. Alguns termos como "BB Cream", "strobing" e "Zona T" podem n?o ser familiares para muita gente, mas s?o produtos, t?cnicas e regi?es do rosto fundamentais no dicion?rio de quem quer ficar mais bonita. Descubra quais s?o os nomes e express?es mais usados do mundo da make e leve as novidades para o seu dia a dia.

Acabamento - Refere-se ao aspecto que aquele produto de maquiagem vai deixar no rosto. J? reparou que alguns batons parecem mais molhados e brilhosos enquanto outros est?o sempre sequinhos e sem brilho? Esse ? o famoso acabamento.

Antibrilho - Esse ? o efeito que alguns produtos de pele carregam para controlar a oleosidade durante o dia. Eles agem para que o brilho produzido pelo rosto n?o apare?a de uma forma excessiva estragando a maquiagem.

BB Cream - ? o nome de um produto revolucion?rio que mudou a forma como as mulheres lidam com maquiagem no dia a dia. Pr?tico, ele re?ne v?rias etapas em um ?nico frasco: hidrata a pele, suaviza imperfei??es, uniformiza, ilumina, tem a??o antibrilho e protege dos raios UV.

Bronzeador - Produto para o rosto que d? a impress?o de bronzeamento e ainda controla o brilho excessivo. Leves batidinhas na testa, ma??s do rosto, t?mporas, queixo e ao longo do nariz garantem o visual de quem acabou de sair da praia.

Brilho Espelhado - O gloss ? um produto para a boca que deixa um brilho diferente, como se ele refletisse a luz que est? ao redor. Esse ? o chamado brilho espelhado, que vem da textura l?quida e viscosa do produto.

Cobertura Aveludada - Quando a base cria uma apar?ncia saud?vel na pele e deixa aquele brilho bem sutil, essa cobertura ? chamada de aveludada. Esse nome vem do tecido veludo, que tem um aspecto levemente brilhoso e toque macio. Para chegar l?, vale apostar nas bases do tipo mousse, que costumam dar esse efeito.

C?ncavo - ? a parte mais funda da regi?o superior dos olhos. Marcar essa ?rea com uma sombra escura garante um olhar com profundidade e, portanto, mais impactante.

Contorno - ? uma t?cnica que est? em alta entre as famosas e que costuma ser usada para afinar o rosto. Usando produtos como o p? bronzeador e o iluminador, ela esculpe o rosto atrav?s de um jogo de luz e sombras.

Cintilante - ? um tipo de brilho que pode estar presente em batons, sombras e at? blushs. Ele ? caracterizado por pequenas part?culas que refletem a luz, dando um efeito bem delicado e sutil.

Esfumar - Espalhar um produto delicadamente at? que o acabamento fique em um degrad? parecido com o efeito da fuma?a. O truque ? v?lido para itens como sombra, blush, iluminador e l?pis.

Iluminador - Como o pr?prio nome j? diz, ele ? usado para dar brilho e destaque para algumas ?reas do rosto. Esse produto costuma ser muito usado nas ?reas mais altas da face, como testa, centro do nariz e o topo das ma??s do rosto.

Kajal - Criado h? mais de tr?s mil anos, essa esp?cie de l?pis era usada pelos eg?pcios para maquiar os olhos. Hoje o produto continua sendo muito usado por causa da pigmenta??o forte e textura macia.

Linha d'?gua - A linha rente aos c?lios inferiores na parte interior da p?lpebra. A ?rea ? um ponto-chave para diminuir ou aumentar os olhos dependendo da cor de l?pis que for usada.

Lip Balm - Produto com ou sem cor que ? usado para hidratar os l?bios. Ele acaba com aquelas peles que ficam descascando na regi?o e garante um aspecto bonito para a boca.

Longa Dura??o - ? um termo que, quando ? encontrado no frasco de alguma maquiagem, garante que ela vai durar por mais tempo que o comum.

Matte - ? aquele acabamento sequinho e sem brilho que pode ser encontrado em sombras, bases e batons. Al?m de blindar a pele contra a oleosidade, esse efeito garante que a make dos olhos e boca n?o vai escorrer e vai durar por mais tempo.

Metalizado - ? o efeito de maquiagem que imita o aspecto de metais como a?o e ouro. Geralmente aparece em sombras que t?m um brilho mais liso, uniforme e potente do que aquelas que s?o cintilantes, por exemplo.

Oil Free - Esse termo significa que aquele produto ? livre de ?leos na composi??o. Isso interessa muito a quem j? tem a pele oleosa por natureza e n?o pode colocar ainda mais ?leos sobre a pele.

Perolado - Assim como diz o nome, esse ? um acabamento que se inspira no brilho delicado das p?rolas. As sombras desse tipo costumam ser mais discretas que as metalizadas ou cintilantes e criam maquiagens sofisticadas.

P? Compacto - O p? ? um aliado na hora de finalizar a maquiagem e, al?m de completar a cobertura da base, ainda faz a make durar mais e evita que a pele brilhe muito por causa da oleosidade. O termo compacto indica que ele foi prensado na embalagem antes da venda, o que ajuda a n?o fazer sujeira ou desperd?cio.

Primer - Produto que ajuda a uniformizar a pele e prepara a regi?o para receber a base. Al?m de fazer o resto da maquiagem deslizar melhor durante aplica??o, ele ainda disfar?a o aspecto de poros dilatados e faz a make durar por mais tempo.

Strobing - T?cnica nova que prop?e um tipo de contorno diferente. Ao inv?s de usar o p? bronzeador para escurecer as ?reas que a pessoa quer diminuir, a ideia ? apenas ressaltar aquelas regi?es mais altas do rosto com um iluminador. O efeito de rosto mais anguloso ? parecido como o do contorno, s? que agora de um jeito mais natural.

Textura - Refere-se ao tipo de f?rmula, que pode ser l?quida, cremosa, em p? e at? em mousse. No mundo da maquiagem essas diferen?as aparecem em produtos como sombras, bases, corretivos e batons.

Zona T ? a parte do rosto que ? composta por testa, nariz e queixo, formando uma letra "T" imagin?ria. Essa regi?o ? conhecida pela oleosidade, ent?o capriche no p? para um acabamento perfeito.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.