Guia definitivo da sobrancelha perfeita: tudo sobre como conseguir o formato ideal

Aprenda a cuidar, arrumar e definir as suas sobrancelhas com este guia detalhado
Aprenda a cuidar, arrumar e definir as suas sobrancelhas com este guia detalhado

Sobrancelhas cheias, bem desenhadas e com aspecto natural são o objetivo da maioria das mulheres hoje em dia, mas anos de exageros com a pinça ou mesmo a falta de fios na região podem fazer com que o sonho pareça bem distante. Mas com alguma paciência e muita dedicação é possível recuperar o shape natural e conquistar um efeito poderoso e definido. Confira o guia com as etapas essenciais para conquistar sobrancelhas perfeitas!

Fase #1: recuperar os fios perdidos

Abra mão da pinça e da cera

Nas décadas de 1990 e 2000, a febre eram as sobrancelhas bem fininhas, e muitas acabaram se rendendo à pinça, exagerando na hora de remover os pelinhos. Para voltar a ter o formato natural, é necessário abrir mão da depilação e passar por uma fase de transição, até recuperar todo o volume.

Invista em tratamentos que estimulem o crescimento

Além de deixar as suas sobrancelhas crescerem, é importante estabelecer alguns hábitos diferentes na sua rotina, como investir em suplementos vitamínicos como a biotina e as vitaminas A, B6 e B12, que podem acelerar o processo.

Esconda os fios a mais com maquiagem

Durante o processo de crescimento dos fios, pode ser muito tentador remover um ou outro pelinho rebelde que esteja bastante evidente, mas o ideal é mesmo resistir à tentação. Para disfarçar o problema e deixar o visual mais "clean", aposte em esconder esses fios com corretivo e finalize com um pouco de iluminador.

Fase #2: encontrar o seu formato ideal

Identifique o seu arco

Assim que as suas sobrancelhas aparentem estar bem naturais, como eram antes de começar a depilar, é hora de encontrar o shape ideal. Para cada formato de olhos e rosto, existe um desenho de sobrancelha que mais favorece, e vale lembrar que é importante não fugir muito do modelo natural. O primeiro passo é descobrir onde fica o arco e só então definir o formato desejado. Para achar o ponto mais alto das sobrancelhas, segure um lápis ou pincel fino sobre a ponta do nariz e direcionado ao centro da pupila: a continuação dessa reta vai definir o ponto mais alto da sobrancelha.

Comece a depilar por fora, fileira por fileira

Essa é a hora de voltar a usar a pinça, mas desta vez com muito mais ponderação. O ideal é começar pela parte inferior e exterior, e uma boa dica é olhar para seus pelinhos em fileiras retas. No início da sobrancelha, remova apenas uma fileira por baixo. Chegando ao arco, remova de duas a três fileiras, tomando cuidado com os exageros, e na pontinha, elimine apenas duas.

Apare os fios mais compridos

Para finalizar o processo e deixar as sobrancelhas bem arrumadas e com aspecto "clean", penteie os fios para cima e, se necessário, apare os mais longos com uma tesoura pequena, em uma altura equivalente a uma fileira de pelinhos. Depois, guardar novamente a pinça ou a cera por um bom período, já que o ideal é ficar sem depilar por no mínimo seis semanas.

Fase #3: preencher e definir

Escolha o tom perfeito

O primeiro passo para um preenchimento de sobrancelhas com maquiagem que pareça natural é eleger o tom certo de lápis. Sombras e ceras também funcionam, mas o lápis entrega um efeito mais preciso e duradouro. Escolha um tom mais claro que os seus fios sem esquecer de considerar também a cor de fundo de sua pele.

Preencha com leveza

Na hora de preencher, comece por criar uma base bem leve em toda a sobrancelha, aperfeiçoando o seu formato natural, mas sem exageros. Em seguida, preencha as falhas, aplicando de forma mais intensa nestas regiões.

Esfume e finalize com máscara

Por fim, certifique-se que as suas sobrancelhas não ficam com nenhuma linha de preenchimento muito intensa ou afiada. Com uma escovinha específica, que vem na ponta contrária de alguns lápis, basta esfumar para suavizar o efeito. Finalize com uma máscara própria, para fixar a cor e manter os fios no lugar por mais tempo.