Kit manicure: descubra o que é preciso ter em casa para fazer as unhas sozinha

Para fazer as unhas em casa é preciso ter alguns itens fundamentais: descubra quais são eles e para que serve cada um
Para fazer as unhas em casa é preciso ter alguns itens fundamentais: descubra quais são eles e para que serve cada um

Fazer as unhas em casa não é nenhum bicho de sete cabeças, mas quem não está acostumada pode precisar de um empurrãozinho para começar a cuidar das próprias mãos. O primeiro passo é adquirir itens básicos de um kit manicure que dão conta de quase tudo o que é feito em um salão. Apesar de serem vários componentes, a boa notícia é que quase tudo é bem barato e os utensílios mais caros são de longa duração. Conheça quais são eles e para que serve cada um.

Material básico para fazer as unhas em casa

Lixa - Utilizada para nivelar as unhas e acertar o formato, ela pode ser encontrada em modelos de papelão, espuma ou metal

Espátula - É usada para levantar as cutículas facilitando a remoção ou para empurrá-las, escondendo os excessos.

Cortador de unhas, tesourinha ou um alicate específico para isso - Qualquer um desses utensílios trabalha bem aparando o tamanho das unhas quando ele está grande demais para ser diminuído com uma lixa.

Hidratantes - Para fazer as mãos e os pés são necessários pelo menos dois tipos diferentes de hidratantes, responsáveis por deixar a pele mais bonita e facilitar todo o processo. O primeiro age amolecendo as cutículas para facilitar a remoção com alicate e o segundo melhora o aspecto ressecado dos pés. Quem não quiser gastar com os cremes específicos, pode usar o próprio hidratante corporal para essas funções.

Potinho para colocar água - Quem não tiver tempo ou paciência para esperar o hidratante agir nas cutículas, pode mergulhar os dedos em um potinho com água morna para acelerar o amolecimento.

Alicate para remover cutícula ou creme específico para a área - Quem opta por não remover as cutículas pode adquirir um hidratante específico para manter um aspecto saudável por mais tempo ou um removedor que usa um processo químico para remover os excessos de cutículas. Mas como a maioria das brasileiras costuma cutilar as unhas, os únicos avisos são para ficar de olho na ponta que não pode estar quadrada e na afiação que precisa estar sempre em dia.

Pauzinho de laranjeira - Também chamado de palito, esse objeto serve para limpar o excesso de esmalte nos cantinhos das unhas.

Acetona ou removedor à base de óleo - Ambos servem para retirar o esmalte e para limpar os borrões, a diferença está no preço e na agressividade de cada um. Se a acetona é um produto barato encontrado em qualquer farmácia, ela também é conhecida por ressecar as unhas. Já o removedor à base de óleo não contém a química que agride as mãos, mas pesa um pouco mais no bolso.

Algodão - Ele vai ajudar a remover o esmalte e pode ser usado sozinho embebido no removedor ou enrolado no pauzinho de laranjeira.

Base - Responsável pelo processo que prepara a unha para a esmaltação, a base costuma conter nutrientes para fortalecer a área e forma uma película protetora para que o esmalte não entre em contato direto.

Esmaltes - A parte mais divertida do kit não tem segredos - basta escolher seus tons preferidos e ter sempre clássicos como vermelho, preto e nude em estoque.

Top Coat - Multiuso, esse produto ajuda a uniformizar a unha, dá brilho e em alguns casos auxilia no processo de secagem.

Lixa para os pés - Quem usa muito chinelo e rasteirinhas pode notar uma aspereza maior no calcanhar ou nas laterais da sola do pé. Para amenizar esse aspecto, basta fazer o movimento de vai e vem depois de passar o hidratante na área.