Lábios rachados: tire suas dúvidas e saiba como cuidar da boca ressecada pelo frio

Lábios ressecados, ardendo ou descascando por causa do frio é o tipo de problema beeeem comum - e também pra lá de incômodo - que acaba prejudicando o acabamento do batom nas estações mais frias, né?

Mas, afinal de contas, por que isso acontece? Existe algum remédio caseiro? O que fazer para melhorar a boca rachada?

Vem com a gente que nós temos as respostas pra essas dúvidas mais comuns e até algumas dicas para proteger os lábios nessa estação!

Dúvida #1: o que pode causar o ressecamento nos lábios?

Existem muitas explicações diferentes para os lábios ressecados, desde a falta de vitamina B até o excesso de vitamina A.

Maaas, especialmente no inverno, a falta de hidratação na boca costuma ser prejudicada por culpa do tempo seco e vento frio que atingem diretamente os lábios.

Além disso, nessa época em que alergias são mais recorrentes e o nariz entope com frequência, a respiração pela boca também pode piorar o aspecto dos lábios.

Dúvida #2: passar saliva nos lábios ajuda a amenizar a boca rachada?

Ao contrário do que muita gente pensa, passar a língua nos lábios quando eles começam a ressecar pode ser uma péssima ideia!

A nossa saliva é naturalmente bem ácida e, em contato com a boca, pode machucar ainda mais a região, viu? Evite molhar os lábios com ela!

Dúvida #3: o que fazer para melhorar o lábio ardendo e descascando?

Em vez de umedecer os lábios com a própria saliva, o melhor caminho é apostar em:

1. Usar todos os dias produtos hidratantes para os lábios, como lip balm ou manteiga de cacau;

2. Beber bastante água ajuda a recuperar o nível de hidratação da pele e do corpo, além de umedecer a boca sem prejudicar os lábios;

3. Usar batons mais cremosos e, se possível, com fórmula hidratante - como os da linha Color Sensational de Maybelline NY.

4. Fazer esfoliação labial - sempre seguida da hidratação indicada aqui em cima!

Dúvida #4: pode fazer esfoliação na boca descascada?

Não é um problema fazer a esfoliação com a boca ainda ressecada, mas é preciso tomar alguns cuidados, viu?

Não adianta usar um produto de esfoliação para o corpo ou rosto, por exemplo, porque ele não é específico para a região e pode acabar agravando o problema.

O melhor é recorrer ao truque caseiro e fazer a receitinha de mel com açúcar para renovar a pele da boca sem agredi-la. Depois, claro, lembre-se de finalizar o processo com o hidratante labial!

Dúvida #5: pode usar batom com os lábios ressecados?

O uso do batom cremoso é até recomendado nessas horas, justamente porque a fórmula hidratante ajuda a suavizar os lábios - mas atenção na hora de remover a cor da boca!

Para não agredir a pele e nem ficar com os lábios ardendo mais do que antes, o segredo é usar um algodão embebido com água micelar e remover o produto com cuidado, aos poucos, sem esfregar!

Redação: Raquel Carletto


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.