Lápis de olho x delineador: entenda a diferença entre os produtos e saiba quando apostar em cada um deles

Lápis de olho ou delineador? Saiba quando usar cada produto de maquiagem
Lápis de olho ou delineador? Saiba quando usar cada produto de maquiagem

Na hora de escolher a maquiagem, seja para o dia ou para a noite, escurecer os olhos é sempre uma das primeiras opções das mulheres mais vaidosas, que logo tiram os lápis de olho de delineadores da nécessaire. Porém, por mais que os produtos se pareçam e possam dividir algumas funções, cada um tem um objetivo e deve ser usado para necessidades diferentes. Para acertar na hora de definir o produto usado, confira as principais diferenças entre os itens de make.

Lápis de olho é ideal para marcar a linha d'água

Conhecido por ter entre suas funções a missão de escurecer a linha d'água, o lápis de olho também pode ser usado de várias outras maneiras para valorizar o visual. A verão tradicional do lápis costuma ter a ponta macia e tonalidade ultrapigmentada, enquanto a opção retrátil tem a ponta mais fina e por isso é perfeito para fazer detalhes nos olhos.

Os dois, no entanto, podem ir muito além da linha d'água, sendo usados também para contornar os olhos com efeito mais marcante ou até mesmo como sombra. Para um visual mais natural e suave, vale esfumar os traços criados com o lápis com ajuda de um pincel, mantendo o efeito mais uniforme nas pálpebras.

Delineador é perfeito para as pálpebras superiores

O delineador, por sua vez, também pode surgir na versão de lápis ou caneta, mas com funções bem diferentes do lápis de olho. Enquanto o primeiro apresenta uma ponta média ou grossa, o delineador aparece com a pontinha bem fina, o que o faz perfeito para criar diferentes tipos de traços na linha d'água, além de permitir efeitos mais moderninhos, como puxadinhos no estilo "gatinho" ou acabamentos gráficos.

Por apresentar uma ponta ainda mais macia e maleável, o delineador em caneta ganha também um efeito mais brilhoso, uniforme e intenso, ideal para marcar as pálpebras ou côncavos com formas mais retinhas. Porém, enquanto o delineador é perfeito para criar os traçados, o item não é o mais indicado para as linhas d'água, já que costuma ser mais líquido e pode escorrer com o contato com a umidificação dos olhos.