Lápis labial: aprenda a maneira correta de usar o item de maquiagem

Usar o lápis labial é a melhor maneira de definir o contorno dos lábios e garantir a durabilidade do batom
Usar o lápis labial é a melhor maneira de definir o contorno dos lábios e garantir a durabilidade do batom

A maioria das mulheres ainda desconhece como o lápis labial pode beneficiar a maquiagem. Quem não tem o costume de fazer produções elaboradas geralmente ignora o item, e acredita que apenas o batom é suficiente para maquiar a região da boca. Mas o lápis labial, se usado da maneira correta, traz grandes vantagens, como desenhar o contorno dos lábios, prolongar a durabilidade do batom, redefinir o volume da boca e garantir o acabamento profissional. "Contornar os lábios define o formato da boca, e a deixa mais sensual", afirma o maquiador Rodrigo Gomez.

Lápis pode ser usado para contorno e preenchimento dos lábios

O lápis labial é a melhor maneira de definir o traço dos lábios, deixá-los simétricos e delimitar a área que o batom irá colorir. O procedimento é simples: comece desenhando um "V" no meio do lábio superior, em seguida, contorne os cantos, e por fim, basta ligar os pontos. Escolha o lápis exatamente da cor do batom que irá usar. O mercado de cosméticos já oferece uma variedade de cores bem diversificada.

Após o contorno, vale a pena também preencher os lábios por completo com lápis. Esta é a melhor maneira de evitar que o batom saia durante a noite e fique apenas o contorno, pois haverá uma camada extra de cor. Além disso, o lápis tem maior durabilidade do que o batom e evita que ele escorra, pois contém ceras resistentes em sua composição. Quem gostar de lábios coloridos com a textura sequinha, pode usar apenas o lápis. Mas, para um cobertura ainda maior, cubra-o com batom para dar mais volume e brilho.

Apesar do lápis labial ser associado apenas aos batons mais escuros, com vinho ou vermelho, ele pode ser usado com qualquer cor. "O objetivo do lápis labial é deixar o contorno dos lábios definidos, e isso pode ser feito com qualquer tom. Mas deve-se sempre combinar as cores do batom e do lápis, independente de serem claros ou escuros", comenta o profissional do Espaço Glecciano Luz.

Produto ajuda a redefinir volume e formato da boca

Para quem está insatisfeita com o volume dos lábios, sejam eles finos ou grossos demais, o lápis labial é o melhor aliado, pois o item ajuda a redefinir os traços da boca. "Mas é preciso ter bom senso para não ficar muito bruto ou fake", alerta Rodrigo. O primeiro passo para conseguir o truque é "apagar" os lábios com corretivo ou base. Para dar a impressão de lábios mais volumosos, desenhe o contorno com lápis um tom mais escuro que o batom, logo acima do desenho natural.

Já para o efeito oposto, faça o delineado levemente para dentro dos lábios com lápis da mesma cor do batom. "O contorno redefine o desenho da boca e o batom passado na sequência preenche os lábios. Por fim, o pó translúcido fixa a cor por mais tempo", ensina o maquiador.

Como a cor dos lábios varia de pessoa para pessoa, podendo ser mais rosado ou mais pálido, o ideal é testar o produto antes de comprá-lo. Vale também levar para a loja o batom com o qual irá combiná-lo para comparar as cores. Na hora de escolher o seu lápis, considere sua textura, que não pode ser dura a ponto de arranhar os lábios e nem cremoso demais para não escorrer. Mantenha o produto sempre apontado, para que o traço fique fino e bem feito, e use apontadores próprios para maquiagem, para não estragá-lo.