Mancha escura na unha: 3 dicas para evitar e tratar o problema!

Saiba o que fazer para evitar manchas escuras nas unhas (Foto: Shutterstock)
Sapatos fechados e lesões nas unhas podem ser responsáveis pelas manchas escuras nas unhas (Foto: Shutterstock)
Manter o cuidado das unhas em dia também é importante para evitar inflamações e manchas nas unhas (Foto: Shutterstock)
Saiba o que fazer para evitar manchas escuras nas unhas (Foto: Shutterstock)

Você já reparou manchas escuras nas unhas e não tem ideia de como elas apareceram? Calma, a gente vai te ajudar! Essa aparência escurecida pode ter surgido por vários motivos simples do dia a dia ou até servir como um alerta para problemas de saúde mais sérios.

Confira a lista com dicas do que fazer para evitar e tratar as manchinhas na superfície da unha!

1 - Dê um tempo nos sapatos fechados para deixar a unha respirar

Se você usa muito tênis, botas e sapatos fechados em geral, isso pode ter causado as manchinhas escuras nas suas unhas dos pés. O motivo é o fato das pontinhas dos dedos ficarem abafadas e pressionadas por muito tempo - principalmente se algum sapato costuma apertar um pouquinho ou é desconfortável.

A dica para evitar o problema é dar um tempo para as unhas respirarem. Não é que você precise deixar seu tênis favorito de lado, mas vale tirar alguns dias para usar uma sandalinha com a ponta dos dedos à mostra. Ah, e tenha o cuidado de usar uma meia quando estiver com sapato fechado e estar sempre com a pedicure em dia, ok? Porque, assim, você também evita inflamações.

2 - Observe os locais locais onde bate a unha

As manchas escuras nas unhas das mãos ou dos pés também podem ser causadas por lesões. Se você faz a linha desastrada, já deve ter até lidado com as manchinhas escuras em algum momento da sua vida porque bateu a unha com força em algum lugar - como no teclado do computador.

O segredo para ficar livre do problema é bem simples: ter mais cuidado com a pontinha dos dedos para fugir dos acidentes! E quando não conseguir fugir e acabar dando uma pancada em algum lugar, coloque logo uma compressa de gelo na área para que não vire uma lesão.

3 - Consulte um dermatologista se as manchas começarem da raiz da unha

Se você não é de usar sapatos fechados, não teve nenhum hematoma recente e está com uma mancha escura desde a raiz da unha, o ideal é procurar já um dermatologista! O motivo? Essas manchinhas na superfície podem estar indicando que você está com alguma alteração na produção de melanina, infecção no organismo ou até com algum problema sério na pele.

Mas não precisa se desesperar se esse for o motivo: recorrendo logo a um profissional, ele vai dar o diagnóstico e te indicar o que fazer para reverter o problema nas unhas e cuidar da sua saúde.

Redação: Nívia Passos