Maquiagem para afinar o rosto: veja como diminuir nariz, testa e bochechas com os truques de make

Quer saber como afinar o rosto usando maquiagem? Veja as dicas da matéria e saiba valorizar a make do jeito certo! (Foto: Instagram @marisaad)
Quer saber como afinar o rosto usando maquiagem? Veja as dicas da matéria e saiba valorizar a make do jeito certo! (Foto: Instagram @marisaad)

Bronzer, iluminador e blush: esse trio de produtos é tudo que você precisa para criar um jogo de luz e sombras no rosto, perfeito para afinar nariz, dar mais dimensão às laterais do rosto, diminuir a testa e até disfarçar bochechas mais cheinhas.

Mas afinal de contas, como fazer a maquiagem para afinar o rosto? Qual é o passo a passo para aplicar os produtos em cada área? Veja todas as dicas para saber exatamente onde você deve iluminar ou escurecer e arrase na maquiagem de qualquer ocasião!

Como escolher a cor dos produtos para o contorno facial?

Antes de começar a iluminar e escurecer o rosto nas partes estratégicas, o segredo é usar produtos que sejam perfeitos para a tarefa.

Aqui, o ideal é que você tenha um pó matte levemente mais escuro do que a sua pele (mais ou menos duas tonalidades para cima), iluminador compatível com seu tom e um blush rosinha. Com isso em mãos, let's get it started!

Como afinar as laterais do rosto redondo?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Emma Chen (@emmachenartistry) em

Se a sua ideia é deixar o rosto todo mais fino, o certo é aplicar as sombras da maquiagem nas laterais - entre as maçãs do rosto e o maxilar. 

1. Com a ajuda de um pincel chanfrado para blush, comece aplicando o pó escuro saindo mais ou menos da direção do meio da orelha até três dedos antes do cantinho da boca;

2. Usando o mesmo pincel, sem o produto, esfume fazendo movimentos circulares até que a cor fique beeeem misturada ao tom de pele. Isso garante um look mais natural!

3. Agora, para disfarçar a parte da papada, aplique o mesmo pó escuro abaixo do maxilar. Esfume bem e prontinho!

Como afinar o nariz com a maquiagem?

Se a ideia é deixar o nariz largo um pouquinho mais arrebitado e fino, o ideal é seguir o passo a passo simples:

1. Com um pincel de sombra, aplique o pó escuro nas laterais do nariz - desde a sobrancelha até a o começo da aba do nariz;

2. Aqui, se você quiser afinar ele por inteiro, aplique o pó escuro até a pontinha do nariz e esfume bem;

3. Feito isso, aplique o iluminador na linha central do nariz, mais ou menos do meio até a ponta.

Como diminuir a testa com contorno facial?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por SHAYLA (@makeupshayla) em

Tem a testa mais comprida ou larga do que gostaria? Isso é simples de resolver! 

1. Usando o pincel de blush, aplique o pó escuro bem rente à raiz dos cabelos, especialmente nas laterais da testa;

2. Se quiser contornar a região completamente, aplique o pó também na parte central da testa, fazendo o contour completo;

3. Esfume bem o produto na pele e o visual vai estar completo!

Como afinar as bochechas com o blush?

Quem tem as bochechas mais cheinhas pode contar com a make para fazer mágica no rosto! O primeiro passo é fazer o contorno nas laterais do rosto, embaixo das maçãs do rosto, e depois seguir o passo a passo:

1. Com o pincel chanfrado, aplique o blush na mesma região de sempre, mas criando um "traço" diagonal, mais puxado para o vertical que para o horizontal - isso ajuda a levantar o rosto;

2. Esfume bem o rosinha para não deixar marcações evidentes;

3. Aplique um pouco do iluminador bem em cima do ossinho da bochecha, desde a lateral até a maçã do rosto e prontinho!

Redação: Raquel Carletto