Maquiagem para pele madura: 6 dicas para acertar na make

Aprenda a deixar a make perfeita para a pele madura (Foto: Instagram @notlamb)
Aprenda a deixar a make perfeita para a pele madura (Foto: Instagram @notlamb)

Muitas mulheres têm dúvidas sobre como fazer a maquiagem na pele madura. Isso acontece porque a pele passa por transformações ao longo dos anos e nem sempre aquela técnica que você usava na juventude continua funcionando. 

Para te dar uma forcinha, a gente separou 6 dicas para resolver esses problemas e te ajudar a fazer uma maquiagem perfeita para mulheres maduras. Vem conferir essas dicas!

1- Invista bastante na hidratação

É comum que a pele vá ficando mais seca ao longo dos anos, por isso, a pele madura tende a ter menos oleosidade e ressecar com mais facilidade. Então, para garantir que a make fique perfeita, é fundamental investir na hidratação.

Os cremes ou séruns hidratantes devem fazer parte da sua rotina de cuidados do dia a dia, mas são ainda mais indispensáveis na hora de preparar a pele para receber a maquiagem. Escolha um ideal para o seu tipo de pele e aplique no rosto limpo, com movimentos leves e circulares.

2- Cuidado com os excessos

A peles maduras costumam ter mais linhas de expressão e rugas. Mas nada de colocar várias camadas de base e corretivo para tentar cobrir essas marquinhas, ok?

Exagerar na quantidade de make para cobrir as rugas, além de criar um resultado nada natural, pode salientar ainda mais as rugas do rosto. O que acontece é que os produtos vão acumular nessas marcas do rosto e ressaltá-las ainda mais. 

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Diane Style Blogger (@fashiononthe4thfloor) em

3- Prefira os produtos com cobertura suave

As bases de alta cobertura também não são uma boa escolha para as peles maduras. É comum que as mulheres optem por esse tipo de produto para disfarçar marcas ou manchinhas na pele, mas as base de alta cobertura têm mais chance de se acumular e criar um efeito artificial.

Prefira as bases de cobertura média ou leve, que proporcionam um resultado mais natural. Também vale a pena investir em produtos mais hidratantes.

4- Opte pelas sombras com acabamento matte

É verdade que as sombras brilhosas e metalizadas são lindas e dão mais brilho para a make. Mas esse tipo de maquiagem não é o indicado para as mulheres que querem disfarçar as marcas da pele madura. Isso porque o brilho das sombras ajuda a destacar as rugas e marquinhas da pele, dando um aspecto de envelhecimento.

O ideal é apostar nas sombras com efeito fosco ou matte, que tem maior poder de rejuvenescimento na hora de fazer a make.

5- Capriche nas sobrancelhas

Com o passar dos anos, é comum que o cabelo fique um pouco mais ralo. Isso também acontece com as sobrancelhas, que perdem fios e ficam menos definidas nessa fase da vida. Por isso, a maquiagem em mulheres maduras precisa dar bastante atenção às sobrancelhas.

O ideal é optar por produtos exatamente da cor dos fios para preencher as falhas. Na dúvida, use um tom mais claro, já que as sobrancelhas muito escuras também podem envelhecer o rosto.

6- Dispense o pó compacto

Como a pele madura tende a ser menos oleosa, o pó compacto não é tão necessário na maquiagem. Além disso, o pó também pode deixar a pele mais ressecada e fazer com que a base craquele. Por isso, é melhor pular essa etapa da make e optar por uma cobertura mais levinha e suave para a pele.

Redação: Gabrielle Nunes