Maquiagens para uma entrevista de emprego: inspire-se nos looks para conseguir o visual perfeito

Em uma entrevista, é importante não exagerar em nada, muito menos no blush, que precisa ser discreto como o desfilado na passarela da DKNY em 2010
Em uma entrevista, é importante não exagerar em nada, muito menos no blush, que precisa ser discreto como o desfilado na passarela da DKNY em 2010
Discreta na medida, a maquiagem do verão 2011 da  Shiatzy   Chen poderia ser usada sem medo em uma entrevista
Discreta na medida, a maquiagem do verão 2011 da Shiatzy Chen poderia ser usada sem medo em uma entrevista
Os olhos podem ganhar um leve esfumado marrom, como o desfilado no verão 2011 da Balmain
Os olhos podem ganhar um leve esfumado marrom, como o desfilado no verão 2011 da Balmain
A boca pode receber uma cor leve e discreta, como a que as modelos de  Stella McCartney usaram no verão 2011 da grife
A boca pode receber uma cor leve e discreta, como a que as modelos de Stella McCartney usaram no verão 2011 da grife
Uma pele impecável, como a desfilada na passarela da Hermés em 2010, é o principal cartão de visitas em uma entrevista
Uma pele impecável, como a desfilada na passarela da Hermés em 2010, é o principal cartão de visitas em uma entrevista
Aposte no lápis de olho e máscara para cílios para definir o olhar. A dobradinha marcou o verão 2011 da grife  Pierre Cardin
Aposte no lápis de olho e máscara para cílios para definir o olhar. A dobradinha marcou o verão 2011 da grife Pierre Cardin
O aspecto natural é o mais indicado em uma seleção. O estilo apareceu no desfile da    Isabel Marant em 2010
O aspecto natural é o mais indicado em uma seleção. O estilo apareceu no desfile da Isabel Marant em 2010

Ser avaliada em uma entrevista de emprego pode ser bem estressante, então que tal fazer da maquiagem uma aliada para se sentir segura? A regra principal é sair de casa com cara de você mesma, sem nada que chame mais atenção do que a sua capacidade, e permanecer na zona de conforto usando os cosméticos que te favorecem. Mesmo com todos esses cuidados em ser discreta, existem maneiras de usar os produtos da necessaire para se destacar e passar a imagem profissional perfeita.

Pele bem tratada é sinônimo de credibilidade

A pele é a parte que mais aparece no rosto e o seu maior cartão de visitas. Uma aparência sedosa e bem tratada passa credibilidade e cuidado, então escolha bases de cobertura leve e dê aquela batidinha de pó compacto na zona T do rosto para afastar a oleosidade. Assim como a base, o corretivo precisa estar no tom exato da sua pele e age como mágica na hora de disfarçar o cansaço denunciado pelas olheiras. Para finalizar a área, o blush aparece muito pouco, só para dar aquela leve corada e um ar de saúde. Bater o cabo do pincel em uma superfície depois de esfregá-lo no produto ajuda a deixar a quantidade certa de pó, enquanto as fórmulas em creme precisam de apenas algumas batidinhas de leve com os dedos nas maçãs do rosto.

Olhos firmes e neutros

Para um olhar confiante, vale delinear a linha d'água com lápis marrom e usar uma quantidade moderada de máscara para cílios - uma ou duas camadas no máximo. A sombra é dispensável, mas não proibida. A escolha pode ser aquele esfumado básico em tons de marrom opaco, que define o olhar sem sair do clima dia a dia.

Se quiser um toque de cor, prefira os tons clássicos

A cor é muito bem-vinda na boca, mas nas versões mais clarinhas - deixe as vibrantes ou escuras de lado. A regra de não chamar muita atenção vale também para as unhas: se a entrevista for de uma hora para outra não é preciso ficar desesperada, mas, se tiver um tempinho, troque o vermelhão de sempre por tons claros e clássicos, como o nude.

Dicas de especialista

Por mais natural que a maquiagem precise ser, o estilo da empresa para a qual se candidata conta muito. Andrea Krug, consultora de RH há 28 anos, diz que vale pesquisar sobre a empresa para descobrir se o estilo é mais formal ou descontraído: "Hoje em dia é muito mais difícil a candidata escorregar no look ou na maquiagem. Ela já chega com o dever de casa pronto, sabendo tudo sobre a cultura da empresa", conta.

Para Andrea, menos é sempre mais nessas horas. "O pior erro é, com certeza, o exagero. E isso conta cílios postiços, olho carregado, enfim, trocar o dia pela noite", diz. Mesmo assim, a consultora revela que é difícil alguém ser eliminado pela maquiagem: "em 28 anos anos nunca vi ninguém ser dispensado por isso, mas o contrário - uma maquiagem bem feita - tem o poder de causar uma boa impressão e ser um ponto a mais na decisão final" conta a profissional.