Máscara de cílios: tudo que você precisa saber das versões lavável e à prova d'água, os melhores pincéis e como remover

O efeito de cílios volumosos é tendência e pode ser conseguido com várias camadas do produto (Foto: Instagram  @shanigrimmond)
 Quer saber tudo sobre máscara de cílios e a melhor maneira de usá-la na maquiagem? Confira a matéria (Foto: Instagram @iheart_sarahy)
 Quer aproveitar melhor a máscara de cílios na sua nécessaire? Veja alguns truques de make na matéria! (Foto: Instagram @makeupshayla)
O efeito de cílios volumosos é tendência e pode ser conseguido com várias camadas do produto (Foto: Instagram @shanigrimmond)

Uma make não está realmente completa sem uma boa máscara de cílios, né? Esse item é simplesmente indispensável tanto para a maquiagem do dia a dia quanto para o look de ocasiões especiais!

No entanto, para que o efeito de olhar bem dramático seja conquistado, o primeiro passo é saber tudo sobre esse produto - e isso quer dizer que aprender a maneira certa de aplicar ou até mesmo como escolher o melhor pincel para cada tipo de cílio pode fazer toda diferença.

E aí, quer ficar por dentro do assunto? Então, vem com a gente! Tudo Sobre Make separou uma matéria com tudo sobre máscaras e a hora de tirar suas dúvidas é agora!

1. O tipo de pincel da máscara de cílios interfere, sim, no resultado final

Cerdas longas, cerdas curtas, curvado, em cone, arredondado... já reparou que o que não faltam são tipos de pincéis diferentes para aplicar a máscara nos cílios? Isso não é por acaso! Na verdade, cada um dos formatos existe para entregar efeitos variados na produção e, é claro, se adequar melhor às particularidades dos cílios - sejam eles mais compridos ou curtinhos, por exemplo. Se quiser saber mais sobre, para acertar na escolha, é só clicar aqui e ficar por dentro do assunto!

2. É melhor ter mais de uma versão da máscara de cílios para ocasiões diferentes

Não tenha medo de encher sua nécessaire de maquiagem, viu? Especialmente quando o assunto for máscara de cílios, o ideal é ter uma para cada ocasião - mesmo que seja o mesmo produto em versões diferentes. O motivo é porque uma máscara à prova d'água, por exemplo, pode não ser tão prática para o dia a dia, enquando a máscara lavável pode não ser a mais adequada para aquele look de festa que dura a noite toda. Melhor adequar a make à ocasião, né?

3. A aplicação correta pode potencializar ainda mais o visual

Como todo produto de make, a máscara também tem alguns exemplos de passo a passos certeiros para a aplicação power. Cada um deles ajuda a potencializar o resultado, deixar o olhar mais aberto e conseguir, de fato, o efeito prometido na embalagem do produto.

Em geral, o que costuma variar é a posição do pincel em relação aos cílios (na vertical ou horizontal), o movimento na hora da aplicação (em zigue-zague ou girando para trás) e outros detalhes. Quer saber como variar o método para conseguir mais volume ou definição? Veja essa matéria aqui e arrase!

4. Camadas de máscara são o segredo para construir o efeito volumoso no olhar

O segredo para conseguir um efeito ainda mais power e volumoso (que é tendência) está em construir o look em camadas! Elas serão as responsáveis por encorpar melhor os fios, deixando-os bem evidentes e ainda mais alongados quando construídas da maneira correta - que, geralmente, funciona esperando que a camada anterior se seque para que seja construída a próxima. Simples assim!

5. Bombear o tubinho pode ser prejudicial para o produto

Sabe aquele costume de ficar bombeando o pincel dentro do tubinho para pegar mais do produto? Isso pode estragar completamente a vida útil do seu produto! No momento em que o ar entra ali por meio desse movimento, o que pode acontecer é o ressecamento ainda mais rápido do líquido, dificultando as próximas makes.

Quer deixar o pincel realmente sujinho do produto? Experimente apenas torcer a escovinha de um lado para o outro dentro do tubo e obtenha o mesmo resultado!

6. Não se deve emprestar a máscara de cílios para amigas

Emprestar a máscara para uma amiga que esqueceu o produto em casa parece inofensivo, né? Mas está beeeem longe de ser! Na prática, dividir o produto na produção pode ser uma maneira de compartilhar bactérias e contrair infecções como conjuntivite e outras doenças oculares nada agradáveis - ou seja, melhor evitar, né? E a regrinha vale até mesmo para familiares: cada um com a sua própria máscara sempre!

7. Máscaras vencidas não devem ser usadas para as makes do dia

Encontrou uma máscara velhinha e meio cheia no fundo da gaveta? Confira a data de validade antes de usá-la nos seus cílios! Além de provavelmente não cumprir tão bem as funções prometidas na embalagem (uma vez que a fórmula sofreu alterações com o tempo), essa máscara vencida pode trazer diversos prejuízos à saúde dos olhos, viu? Pode jogar o item fora sem pena e correr para o quiosque ou loja em busca de um novinho em folha!

8. Nunca esqueça de remover a máscara antes de dormir

Não remover a make ao fim do dia é capaz de detonar o visual! Especialmente em relação aos olhos, não tirar a máscara dos cílios pode significar o enfraquecimento dos pêlos, falhas desastrosas entre os fios por conta da queda deles e, de quebra, um look completamente detonado - tanto com o rosto limpo quanto nas próximas produções. Quer evitar isso? Basta demaquilar o olhar da maneira certa.

Na regra geral, versões laváveis saem com água corrente, demaquilantes bifásicos e agua micelar comum, enquanto à prova d'água pode ser removida com produtos bifásico, bastando deixar o líquido agir alguns segundos nos fios para amolecer a máscara. No entanto, outras versões possuem tecnologias diferentes e possibilitam uma remoção completa com água morna, por exemplo. Para saber o método certo, basta ver a recomendação do fabricante e segui-la tim-tim por tim-tim!

Redação: Raquel Carletto