Micropigmentação de sobrancelhas: conheça as principais técnicas e saiba como copiar cada uma com maquiagem

Veja como imitar o efeito da micropigmentação de sobrancelhas com maquiagem e arrase no visual (Foto: Instagram @shanigrimmond)
As sobrancelhas bem preenchidas e encorpadas estão cada vez mais em alta (Foto: Instagram @lipstickncurls)
O efeito da micropigmentação de sobrancelha é perfeito para quem gosta de um olhar bem definido (Foto: Instagram @itsmyrayeraye)
Veja como imitar o efeito da micropigmentação de sobrancelhas com maquiagem e arrase no visual (Foto: Instagram @shanigrimmond)

A micropigmentação das sobrancelhas se tornou o procedimento queridinho do momento! E o método não é famoso à toa: ele cobre as falhas, define melhor o formato e deixa a sobrancelha perfeita no visual.

A micropigmentadora Deise Damas, que tem um estúdio no Rio de Janeiro, explicou ao TSM que existem vários tipos da técnica, que cria efeitos diferentes, como o compacto, o shadow, fio a fio e mix. "Analiso o formato do rosto e qual pigmento vou usar para o resultado ser o mais natural possível. O trabalho é bem cuidadoso e artesanal. É possível usar várias cores de pigmento", explicou a profissional.

Mas sabia que dá para copiar o resultado da micropigmentação usando apenas maquiagem? Aqui, ao contrário das agulhinhas, o segredo é usar os produtos de make certos para o efeito desejado!

Quer ver só? Conheça as principais técnicas e veja o passo a passo para reproduzir o look final em casa!

Técnica Compacta: combo cera + sombra para sobrancelhas imita o efeito

A técnica perfeita para quem gosta do visual bem marcado nas sobrancelhas é a compacta. Ela deixa o visual beeem pigmentado, cheia de impacto e superpoderoso para quem gosta do look no dia a dia e nas makes de festa.

Como imitar com maquiagem: para copiar, o segredo é intensificar o visual com o combo cera ou lápis + sombra de maquiagem!

1. Penteie os fios da sobrancelha usando um pincel escovinha;

2. Em seguida, faça o contorno e preenchimento usando a cera para sobrancelhas com um pincel chanfrado;

3. Escove os fios novamente para esfumar o visual;

4. Agora, usando o mesmo pincel chanfrado, preencha os pelinhos com a sombra para sobrancelha;

5. Esfume os produtos mais uma vez e prontinho!

Efeito Shadow: sombra para sobrancelhas copia o resultado do procedimento

Uma publicação compartilhada por(@lilia.iva) em

A técnica shadow na micropigmentação de sobrancelhas é aquela que mais se parece com a maquiagem - bem charmosa e preenchida na medida certa com o efeito esfumado! Para o look bem clean, é normal usar mais de uma cor para cobrir os fios.

Como imitar com maquiagem: já que a ideia é deixar o efeito igual ao de preenchimento esfumado feito com make, o trabalho fica mais fácil com a sombra para sobrancelhas, né?

1. Comece penteando os fios da sobrancelha com o pincel escovinha;

2. Depois, faça o preenchimento das falha usando um pincel chanfrado e a sombra para sobrancelhas;

Dica: para um resultado mais natural, o truque é usar duas cores de sombra: uma mais clara para o cantinho interno das sobrancelhas e a outra no seu tom ideal para o meio e canto externo;

3. Depois de preencher, penteie novamente os fios para deixar a make bem esfumadinha - do jeito que a técnica pede;

Técnica Fio a fio: lápis de sobrancelha com ponta fina garante um look natural

Para as fãs do efeito beeeeem natural, a técnica fio a fio é o tipo de micropigmentação perfeita! Mas quem foi que disse que a make também não pode ser feita nesse estilo que imita pelos naturais?

Como imitar com a maquiagem: para fazer o desenho de fios como se fossem os pelos já existentes, tudo que você precisa é um lápis com ponta bem afiadinha.

1. Penteie os fios usando um pincel escovinha;

2. Depois, faça o desenho do formato desejado para a sobrancelha com um lápis branco - assim fica mais fácil delimitar até onde desenhar os pelos;

3. Feito isso, pegue o lápis com ponta bem fina e vá fazendo risquinhos de dentro para fora onde tiverem falhas nas sobrancelhas;

4. Agora, apague o contorno do lápis branco passando um cotonete por cima da linha;

5. Use um pincel escovinha para pentear de leve os fios - tomando cuidado para não esfumar demais - e prontinho!

Método Mix: lápis e sombra para sobrancelhas misturam dão o resultado completo

O método mix na pigmentação e aquele conhecido por combinar o estilo shadow com fio a fio - ou seja, juntando definição dos pelinhos com o resultado mais preenchido e definido! Quem não ama um visual marcante na medida?

Como imitar com maquiagem: já que a ideia é unir acabamentos, também vale combinar os produtos de make!

1. Como sempre, comece penteando os fios com o pincel escovinha;

2. Logo depois, faça os tracinhos finos que imitam o pelo usando a pontinha do lápis - assim como no passo a passo acima;

3. Use um pouquinho de sombra para sobrancelha e preencha levemente o desenho entre os fios usando o pincel chanfrado;

4. Feito isso, esfume a make com o pincel escovinha e pronto!

Redação: Raquel Carletto