Mil e uma utilidades: descubra como usar o cotonete na maquiagem

Os cotonetes são grandes amigos na hora da make, basta saber utilizá-los da forma correta
Os cotonetes são grandes amigos na hora da make, basta saber utilizá-los da forma correta

Para se maquiar bem não é preciso um arsenal de pincéis e equipamentos mirabolantes. Conhecer alguns truques de make, como o poder de um cotonete, pode ajudar a economizar nas compras e ainda turbinar a beleza. É difícil de acreditar, mas esse miniobjeto pode fazer milagres com vários itens da nécessaire e ser até mais útil que alguns pinceis.

É fundamental saber que existem dois tipos de cotonetes: os normais, aqueles usados na higienização das orelhas, e os próprios para maquiagem, que possuem um formato já pensado para ajudar na make. Apesar das vantagens da segunda versão, os dois são extremamente úteis, cada um à sua maneira. Quer ver?

Limpar, esfumar, preencher: as utilidades do cotonete

Com as pontas arredondadas, sua principal função está na correção. Ótimo para socorrer quando alguma coisa dá errado, ele auxilia na limpeza de borrões de maquiagem e sobrancelhas sujas de base. Na pálpebra inferior, o cotonete comum pode esfumar o lápis e a sombra, além de demaquilar melhor a linha d'água. Ajudar a preencher falhas nas sobrancelhas com sombra marrom e aplicar perfeitamente o iluminador no canto interno são outros atributos dessa verdadeira descoberta de make.

Versão específica para maquiagem

Próprio para maquiagem, esse tipo de cotonete tem duas extremidades diferentes - uma mais achatada e a outra pontuda. A primeira delas é ótima para aplicar sombra nas pálpebras e principalmente para depositar glitter nos olhos fazendo as vezes de carimbo através de leves pressionadas.

Outra vantagem é esfoliar a boca de um jeito mais sensível: molhar a parte achatada com água e um pouco de hidratante para depois massager os lábios em círculos deixa eles prontos para qualquer batom. Já a ponta mais fina pode ser usada para fazer o "olho gatinho" perfeito ou corrigir precisamente borrados de batom ou delineador.