Minha base não fixa: 5 erros que fazem a sua maquiagem não durar na pele

Pele craquelada, o que fazer? Saiba como deixar a base fixa na pele com alguns truques de maquiagem (Foto: Instagram @angiemikaelian)
Saiba porque a base não adere ao rosto na sua maquiagem e fuja dos erros de aplicação e cuidados com a pele (Foto: Instagram @sofisolars)
Cada tipo de pele precisa de um tipo de base diferente para realçar melhor o acabamento e características do rosto (Foto: Instagram @freshlengths)
Pele craquelada, o que fazer? Saiba como deixar a base fixa na pele com alguns truques de maquiagem (Foto: Instagram @angiemikaelian)

Nada tão triste quanto uma base que não fixa na pele, né? Quando ela craquela no rosto ou "derrete" ao longo do dia, logo fica a dúvida na cabeça: o que foi que eu fiz de errado?

A resposta é simples: talvez o seu passo a passo de maquiagem ou até mesmo a forma como você cuida da pele no dia a dia podem estar detonando o acabamento da base no rosto.

Veja 5 erros que prejudicam a fixação da base na make e saiba como conquistar a pele perfeita!

1. Não limpar a pele corretamente

Cuidar da pele é fundamental - e a limpeza faz toda diferença quando se fala no acabamento perfeito da base! A questão é bem simples:

Se você não retira toda a sujeira e resquícios de outras makes da pele, a tendência é que os poros fiquem entupidos e aparentes, detonando a durabilidade da maquiagem.

O que fazer: o ideal é limpar a pele todos os dias, pelo menos duas vezes - ao dormir e ao acordar. E fica a dica: crie o hábito de higienizar o rosto sempre antes de começar a maquiagem - apostando numa solução leve pra isso, como a água micelar.

2. Esquecer de hidratar a pele diariamente

Dentro dos cuidados com a saúde do rosto, a hidratação é outro ponto crucial! Eis o motivo:

Se a pele não estiver hidratada na medida certa, ela vai acabar sugando os produtos usados no rosto em busca de água - resultando na base craquelada em vários pontos do rosto.

O que fazer: assim como a limpeza, a hidratação deve ser feita diariamente. Vale lembrar que o hidratante também pode ser usado como primer de maquiagem antes da produção, garantindo um visual duradouro com a make!

3. Escolher uma base não compatível com a sua pele

Você sabia que existe um versãode base mais adequada para as característica do seu rosto? Escolher aquela perfeita para a sua pele, seja ela mista, oleosa ou seca, é o segredo para um look incrível e duradouro.

Para não errar, lembre-se:

- Peles oleosas se dão melhor com bases mais sequinhas de efeito matte, que consiguem aderir melhor ao rosto;

- Peles secas combinam bastante com as bases mais iluminadas, capazes de trazer o glow certo para a make;

- Peles mistas podem usar mais de um tipo de base dependendo da área do rosto ou, então, escolher as bases levemente iluminadas;

4. Aplicar mais base do que deveria

Um dos melhores jeitos de garantir que o look vá durar o dia todo é controlando a quantidade de base usada na maquiagem.

O segredo é trabalhar sempre em camadas finas, evitando colocar muito produto de uma vez só na pele. Aplique em pequenas quantidades e aos poucos, fazendo pontinhos no rosto e, depois, espalhando com a ajuda de um pincel.

5. Não usar fixador de maquiagem

Por último, o que você pode estar esquecendo - e faz bastante diferença na durabilidade - é de aplicar o spray fixador no fim da sua produção.

Ao contrário do que muita gente pensa, ele não é exclusividade das makes de festa, viu? Basta querer que a sua produção dure intacta por um pouquinho mais de tempo para lançar mão desse item!

Redação: Raquel Carletto