Nove curiosidades que você não sabia sobre suas unhas

Al?m de cuidados com a est?tica, as unhas precisam de aten??o extra tamb?m com a sa?de e hidrata??o

As unhas s?o um dos artif?cios de beleza que mais recebem aten??o das mulheres, que adoram desfilar as pontinhas dos dedos sempre impec?veis com as cores mais diferentes ou nail arts inusitadas. Os cuidados com as unhas, por?m, acabam ficando limitados aos diversos tipos de esmalta??o, esquecendo de tantas outras particularidades, como a import?ncia da hidrata??o e os sinais de outras defici?ncias do organismo. Est? curiosa para descobrir tudo sobre as suas unhas e solucionar problemas que pareciam n?o ter jeito? Confira nove curiosidades que voc? ainda n?o sabia sobre as pontinhas de seus dedos:

1 - A unha ? o que separa os humanos de outros mam?feros

No grupo dos mam?feros, apenas os humanos e os primatas t?m unhas. Os demais exibem garras, que s?o necess?rias para suas tarefas di?rias.

2 - As unhas das m?os crescem em m?dia 3,5 mil?metros por m?s

As unhas das m?os t?m um crescimento m?dio de 3,5 mil?metros por m?s, mas que pode variar de acordo com os dedos. A unha m?dia ? a com crescimento mais r?pido, enquanto o do polegar mais devagar. Por?m, todas elas tendem a crescer mais durante o ver?o e as das m?os mais r?pido do que a dos p?s.

3 - Unhas dos homens crescem mais do que das mulheres

O dado pode at? causar um certo estranhamento, mas a Academia Americana de Dermatologia comprovou que as unhas dos homens crescem mais r?pido do que as mulheres. Essa ordem s? muda durante a gravidez, quando as unhas tendem a aumentar com mais velocidade.

4 - Cortar as unhas frequentemente ajuda a crescer

Sabe aquele coment?rio comum nos sal?es de beleza de que cortar as pontinhas dos cabelos ajuda a faz?-los crescer mais r?pido? A teoria vale tamb?m para as unhas. Portanto, para ter unhas lindas e longas, ? melhor come?ar j? a cort?-las com frequ?ncia. Ali?s, as unhas tamb?m s?o feitas de queratina, prote?na dos fios de cabelo.

5 - Manchas brancas n?o significam falta de c?lcio

As unhas s?o capazes de anunciar defici?ncias de vitaminas ou doen?as. Mas as famosas manchinhas brancas que tanto aterrorizam as mulheres n?o significam falta de c?lcio no organismo. Na maioria das vezes, o aparecimento das manchas esbranqui?adas acontece apenas por algum trauma causado na raiz das unhas.

6 - ?gua ? essencial para a sa?de das unhas

A falta da ?gua no organismo pode fazer o volume de sangue diminuir e por isso as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais para chegar ?s c?lulas e, consequentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por isso, se o objetivo ? ter unhas fortes e bonitas, a melhor solu??o ? manter-se hidratada.

7 - A cut?cula ? uma prote??o das unhas

A principal fun??o das cut?culas ? proteger as unhas, por isso ? recomendado que elas n?o sejam removidas. O h?bito, comum entre as brasileiras, pode ser substitu?do por uma boa hidrata??o da ?rea, garantindo unhas bonitas e cut?culas quase invis?veis.

8 - Roer unhas ? um dos h?bitos nervosos mais comuns

Segundo levantamento do Manual de Diagn?stico e Estat?sticas de Transtornos Mentais, o h?bito de roer unhas ? um dos comportamentos nervosos mais comuns entre todas as pessoas. A a??o, chamada de onicofagia, atinge cerca de 50% das crian?as entre 10 e 18 anos.

9 - Cortar as unhas a noite n?o traz m? sorte

A lenda popular diz que cortar as unhas depois de escurecer traz m? sorte. O fato ? que a observa??o ? pura supersti??o e os cuidados com as unhas podem ser feitos ? noite sem problemas.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.