O que mudar na maquiagem para o frio? 5 truques para você acertar a make do inverno!

Confira dicas para acertar na maquiagem dos dias frias (Foto: Instagram @josephineskriver)
Caprichar na hidratação da pele é um cuidado indispensável para evitar o ressecamento que é comum nos dias frios (Foto: Instagram @thatsheart)
Para deixar a produção mais poderosa nos dias frios, vale apostar em batons escuros (Foto: Instagram @joyjah)
Confira dicas para acertar na maquiagem dos dias frias (Foto: Instagram @josephineskriver)

Quando o clima fica mais frio, além de trocar as roupas fresquinhas por casacos e calças, também é hora de atualizar a maquiagem para acompanhar o mood da temporada. Pele com cobertura impecável e batons escuros aparecem como trend da estação, mas não é só isso: também é importante dar atenção à hidratação do rosto e recorrer a alguns truques simples para acertar a produção. Confira as dicas!

1 - Dê mais atenção para a hidratação da pele e dos lábios

Como a pele costuma ficar mais ressecada no frio, uma das dicas mais importantes para evitar aquele aspecto descamado é caprichar na hidratação! Comece trocando sabonetes faciais mais adstringentes pela água micelar - já que o produto consegue limpar e hidratar ao mesmo - e aplique um pouco de creme hidratante antes de começar a fazer a cobertura com base e corretivo. Pelo menos uma vez na semana, também vale usar uma máscara de argila para um tratamento power.

E não é só o rosto que precisa de atenção, viu? Também é importante esfoliar os lábios e aplicar um pouco de baby lips para evitar que eles fiquem descamando e comprometam o acabamento do batom.

2 - Capriche na cobertura da pele

No verão, a pele com acabamento leve e iluminado é o que fica em alta. Já nos dias mais frios, está mais do que liberado aproveitar as habilidades de maquiagem para fazer uma cobertura com contorno, efeito matte e tudo mais o que tiver direito para uma produção mais trabalhada e elegante.

Mas para não acabar com uma make muito sobrecarregada, separamos uma matéria aqui com todas as dicas para o contorno perfeito.

3 - Pó facial apenas na 'zona T'

Por mais que dê para brincar com a cobertura da pele nos dias frios, um produto deve ser usado com cautela para que a make não corra o risco de ficar craquelada ou artificial: o pó compacto.

Ainda que seu rosto seja superoleoso e você tenha o produto como um salva-vidas no verão, tenha o cuidado de aplicá-lo apenas na zona T durante esse período. Assim, você vai ver como ele vai dar apenas uma controlada nas partes mais brilhosas sem prejudicar sua produção.

4 - Tire os batons escuros do armário

Quer variar o batom nude? Então pode comemorar, porque essa é a temporada dos batons escuros. Do marrom ao roxo, nada como deixar os lábios em destaque para ficar ainda mais linda e estilosa nos dias frios da temporada de Inverno/Outono.

E se estiver enjoada dos looks mais escuros e sóbrios que dominam a estação, o segredo para adicionar um toque de cor sem fugir muito do mood da época é usar um batom vermelho - que pode ser tanto mais fechado e puxado para o vinho quanto nas versões mais abertas.

5 - Use um blush discreto para um efeito corado mais natural

Nem sempre dá para deixar a pele com cara de queimadinha de sol se o dia está frio, não é? Então, lembre sempre desse detalhe na hora de usar o blush! A dica é dar um tempo nos tons muito rosados, que fazem você parecer que saiu da praia ou piscina, e aposte nos marrons ou no bronzer.

Na hora de aplicar, também não esqueça de esfumar bem para evitar o efeito marcado e deixar o look o mais neutro possível com um corado sutil.

Redação: Nívia Passos