Olhar marcado: conheça as diferenças entre kajal e delineador

Cor e textura são as principais diferenças entre kajal e delineador
Cor e textura são as principais diferenças entre kajal e delineador

Fãs de um olhar realçado por traços pretos já têm o delineador como companheiro inseparável mas podem, agora, flertar com o famoso kajal. Para definir a linha dos cílios superiores e inferiores, os dois produtos agem com maestria mesmo que reservem algumas diferenças em cor, textura e finalidade. Confira as vantagens de cada um e eleja seu favorito.

Kajal: textura macia e tom intenso

Também conhecido como "kohl", o kajal mudou muito desde quando foi criado, há mais de três mil anos. Usado no Oriente para proteger os olhos do sol e - acreditava-se - dos maus espíritos, o corante preto em pasta ou pó acabou conquistando a função estética que o faz ser adorado até hoje.

A versão mais famosa por aqui, em forma de lápis, é conhecida pela textura macia, perfeita para quem tem dificuldade de marcar a linha d'água com o lápis comum. O kajal também faz as vezes de delineador e facilita a vida de quem nunca acerta o traço com o pincel. Além de permitir mais firmeza nas mãos, ele carrega um tom intenso de preto que é característico do produto oriental.

Um bom truque para quem quer que o kajal dure mais é esfumá-lo com um pincel chanfrado logo após a aplicação. A textura cremosa facilita a manobra, que deixa um acabamento com aspecto profissional. Depois, basta passar mais uma camada do produto para reforçar ainda mais o traço.

Delineador: clássico do mundo moderno

O delineador como conhecemos hoje, na versão líquida, foi marca de personagens ícones da história do século XX. Audrey Hepburn e seus olhos marcantes, as pin-ups dos anos 1940 e até as divas brasileiras da Bossa Nova e Jovem Guarda ficaram eternizadas por esses traços negros. Como a explosão dos olhos marcados aconteceu nos anos 1920, pode-se dizer que o produto é tendência há quase um século. Diferente do kajal, o efeito do delineador é envernizado e traz um ar refinado ao look. Como não pode ser esfumado, o traço é garantia de leveza e de make no lugar por mais tempo.

A aplicação ainda assusta muitas mulheres mas para contornar o problema, é preciso treinar. As versões em pasta e caneta já existem e até tornam o ritual mais prático mas dificilmente serão comparáveis à delicadeza do traço fino do delineador líquido.

O treinamento pode ser otimizado se a aplicação começar do meio ou final dos olhos para não acumular produto no cantinho interno. Vá com calma! Faça pequenos tracinhos e controle a ansiedade de já cobrir toda a linha dos cílios.