Olheiras: 5 tratamentos e cuidados para diminuir o aspecto escuro da pele ao redor dos olhos

Como acabar com as olheiras: confira 5 tratamentos que cuidam e clareiam a pele abaixo dos olhos! (Foto: Instagram @vvalentines)
Protetor solar e creme hidratante são fundamentais para amenizar o aspecto escuro das olheiras (Foto: Instagram @kekecameron)
A máscara de argila preta, por conter carvão ativado, ajuda a iluminar as olheiras (Foto: Instagram @bellarosa_paris)
Como acabar com as olheiras: confira 5 tratamentos que cuidam e clareiam a pele abaixo dos olhos! (Foto: Instagram @vvalentines)

Acordar com um par de olheiras é um verdadeiro drama, né? Pra quem sofre constantemente com manchas roxas ou amarronzadas abaixo dos olhos, então, nem se fala! A gente sabe que a maquiagem pode ajudar - e muito! - a esconder a pele escura, mas se só o corretivo não tem sido lá tãaao suficiente assim, vale começar a apostar em tratamentos que dão um help na situação das olheiras. O legal é que existem vários tipos deles, desde os caseiros, como as queridinhas máscaras de argila, até tratamentos dermatológicos. Saiba os detalhes!

1. Argila preta: máscara ilumina e desintoxica a pele

A argila preta pode ser a best friend de quem tem olheiras escuras: prática e natural, ela pode ser feita em casa, em poucos minutinhos, e seu efeito é imediato. A olheira consegue ser levemente clareada e a pele da região dos olhos hidratada por conta do carvão ativado composto na argila, que tem a função de remover as toxinas.

O que acontece é o seguinte: as olheiras surgem por vários motivos e um dos principais é o aumento da produção de cortisol - que acontece quando há muito estresse e cansaço envolvidos, além de álcool e cigarro em excesso. Como a pele abaixo dos olhos é muito fina e cheia de vasos sanguíneos, ela acaba se dilantando e inchando.

Como usar: a máscara de argila preta pode ser usada em qualquer tipo de pele, 2 vezes na semana. Aqui, você encontra um passo a passo de como aplicar!

2. Creme hidratante + protetor solar: itens cuidam das olheiras causadas pelo sol

É muito comum as olheiras surgirem depois de uma exposição solar desprotegida, principalmente nas mulheres com pele morena e negra, que têm alta concentração de melanina no corpo. É que a melanina é a proteína responsável pela pigmentação da pele, que pode aumentar com os raios solares.

Por isso, a dupla creme hidratante e o protetor solar - específico para o rosto, sempre! - é indispensável para diminuir as olheiras. O creme pode ter ativos como Niacinamida e vitamina C, e vai agir repondo a água necessária para que a pele volte a ser saudável e mais firme. Já o filtro solar é fundamental para evitar que as manchinhas fiquem cada vez mais escuras.

Como usar: a dica é aplicar os dois produtos todos os dias, de manhã e à noite, no caso do hidratante, massageando a área com as pontinhas dos dedos para ativar a circulação sanguínea.

3. Carboxiterapia: dióxido de carbono melhora a circulação sanguínea

A carboxiterapia é a injeção de dióxido de carbono sob a pele e, claro, só deve ser feita em consultório dermatológico. A substância melhora a circulação sanguínea, aumenta a produção de colágeno e combate a flacidez, que é bastante comum na pele com olheiras.

4. Retinol: componente deixa a pele das olheiras mais firme

O Retinol, componente da vitamina A, é queridinho de muitas mulheres, e não é para menos: ele ajuda a aumentar a produção de colágeno e a deixar a pele do rosto mais grossinha e firme, o que faz com que as olheiras fiquem mais claras e a pele mais resistente.

5. Microagulhamento: técnica diminui o inchaço das olheiras

Já ouviu falar no microagulhamento? É uma técnica que consiste em rolar uma ferramenta cheia de pequenas agulhas quase microscópicas sob a pele. Mas, calma: a gente garante que é um método leve e eficaz, e o resultado é uma pele menos inchada e com mais viço. A dica é fazer o microagulhamento em um local seguro e indicado por dermatologistas.

Redação: Beatriz Doblas