Pálpebra oleosa: 5 erros comuns que podem fazer a maquiagem dos olhos durar menos!

Você tem pálpebras oleosas? Veja como solucionar 5 erros que podem estar afetando a duração da sua maquiagem! (Foto: Instagram @mua_myesha)
Primer para olhos e produtos de longa duração são ideias para a maquiagem e devem fazer parte da make de quem tem pálpebras oleosas (Foto: Instagram @beautybyttee)
Selar corretivos, lápis e outros produtos líquidos e cremosos com um pouco de pó aumenta a duração da make na pálpebra oleosa (Foto: Instagram @isis_mua)
Você tem pálpebras oleosas? Veja como solucionar 5 erros que podem estar afetando a duração da sua maquiagem! (Foto: Instagram @mua_myesha)
Quem tem pálpebras oleosas sabe como é difícil manter a maquiagem dos olhos no lugar, né? Você não está sozinha: isso é supernormal e até mesmo que não tem a pele oleosa pode sofrer com isso! Mas você sabia que alguns hábitos e errinhos podem estar interferindo ainda mais na duração da sua make? Pensando na oleosidade extra nas pálpebras, o Tudo Sobre Make reuniu dicas e truques de makeup artists para ajudar a solucionar esse problema. Confira!

1. Aplicar creme para olhos diretamente nas pálpebras


O creme para olhos é um must de qualquer ritual de beleza, mas pode atrapalhar na fixação da make - principalmente se for aplicado diretamente nas pálpebras ou na linha dos cílios. Normalmente, esse tipo de produto tem propriedades emolientes, o que ajuda a dissolver a maquiagem dos olhos mais rápido. "Você está basicamente desintegrando os produtos antes de colocá-los", explicou a expert Katie Mellinger ao site Refinery29.

Dica: Antes de começar a se maquiar, é importante estar com a pele e também as pálpebras bem limpinhas. Lave o rosto ou use um lencinho anti-oleosidade para remover os resíduos de sujeira e óleo. Uma boa ideia é reservar o creme para olhos para o momento antes de se deitar ou deixá-lo secar bem e ser absorvido pela pele antes de seguir com a make.

2. Não usar um primer para olhos ou outro produtinho para fixar a maquiagem


Em entrevista ao Refinery29, a makeup artist Elisa Flowers deu a dica de apostar em um primer para olhos. Ele cria uma base para a maquiagem dos olhos e ajuda na fixação de sombras, lápis e delineadores. Ele é ainda mais essencial quando se tem as pálpebras oleosas, já que potencializa a duração de todos os produtos. Caso não tenha um no arsenal de maquiagem, veja aqui com que produtinhos você pode improvisar um fixador!

3. Escolher sombras, lápis e delineadores que não sejam de longa duração


Sombras derretendo e delineado mais apagadinho soam familiares? Se o que você quer é uma make glam e superduradoura, o ideal não é apostar em versões tradicionais desses produtinhos. Segundo Katie Mellinger, em determinado momento eles "vão acumular nas dobrinhas e escorrer para debaixo dos olhos". Sempre dê preferência às fórmulas de longa duração, já que têm maior poder de fixação!

4. Usar máscara de cílios tradicional ao invés de uma fórmula à prova d'água


Ainda falando de produtinhos de longa duração, outro must-have para quem tem as pálpebras oleosas é a máscara de cílios à prova d'água. Apesar de serem um pouco mais difíceis de remover, elas fixam melhor e duram por mais tempo - ou seja, nada de manchas e borrões ao longo do dia. Que tal experimentar a troca entre a máscara de cílios tradicional e uma fórmula mais resistente? O truque é um dos favoritos de Elisa Flowers!

5. Não selar produtos cremosos com um pouco de pó


Você sente seu corretivo, lápis bem macios e outros produtos cremosos deslizando na make? Para garantir que eles durem e fixem nas pálpebras oleosas, a dica de Katie Mellinger é finalizar tudo com um pouco de pó. Um translúcido ajuda a fixar os produtos mais voltados para a pele, enquanto sombras em pó ajudam a realçar a cor de lápis e delineadores. A mistura de texturas "sela" o produto, garantindo que não borrem ou desbotem ao longo do dia.

Redação: Giovanna Pego