Pele iluminada para formatura: da máscara facial ao strobing, saiba como cuidar do rosto e fazer a maquiagem perfeita

Sua formatura está chegando? Saiba como preparar a pele para fazer uma maquiagem iluminada no dia da festa! (Foto: Instagram @roxyhorner)
O iluminador é o protagonista da maquiagem strobing e pode ser usado sem medo na festa de formatura, quando aplicado nos pontos altos do rosto (Foto: Instagram @makeupshayla)
Aprenda a cuidar da pele antes de fazer a maquiagem iluminada para o dia da formatura! (Foto: Instagram @sans_glam)
Sua formatura está chegando? Saiba como preparar a pele para fazer uma maquiagem iluminada no dia da festa! (Foto: Instagram @roxyhorner)

Festa e maquiagem iluminada têm tudo a ver, né? Você já deve ter visto por aí que a tendência do momento é a vibe glow, natural e cheia de luminosidade, e nada melhor do que fazer jus à trend do strobing na sua festa de formatura! O segredo de tudo - além de caprichar no iluminador - é preparar a pele desde a véspera para que ela acorde linda no dia e para que o efeito iluminado não fique artificial. Ah, e claro: ficar ligada nos #tricks de make para criar o iluminado perfeito! Veja os passos e let's do this!

Antes de tudo: cuide da pele na véspera da formatura

Para que a pele acorde impecável no dia da festa, os cuidados na véspera são essenciais! Primeiro, tente não cutucar cravos ou possíveis espinhas, já que essas inflamações podem ficar inchadas e ainda mais avermelhadas. Também evite dormir de maquiagem para não entupir os poros e deixar o rosto com uma aparência oleosa.

3 cuidados com a pele no dia da formatura:

1. Limpe a pele: você sabia que a pele acumula oleosidade durante o sono? Então, é essencial limpar o rosto com um sabonete neutro ou que seja próprio para o tipo de pele.

2. Use uma máscara facial iluminadora: essa é uma dica valiosa para ir adicionando luminosidade à pele antes mesmo da make. Esse tipo de máscara facial é composta por argila e geralmente aparece na cor preta porque contém componentes capazes de dar viço e aquele brilho natural ao rosto. A vantagem é que aplicar a máscara dura menos do que 10 minutinhos!

Bônus: além de ajudar a iluminar, as máscaras faciais de argila ajudam a fixar melhor a maquiagem porque elas absorvem a oleosidade, que é o que costuma "derreter" a make antes do esperado.

3. Use um creme hidratante: o creme facial, além de acalmar a pele depois da aplicação da máscara de argila, pode servir como um primer para fixar ainda melhor a maquiagem!

A maquiagem strobing: como escolher e aplicar o iluminador?

Depois de anotar tooodos os cuidados com a pele para aparecer linda na formatura - e nas fotos também! - chegou a hora do "vamos ver"! O protagonista da maquiagem strobing, ou seja, daquela make power e mega reluzente, é o iluminador. E para criar o efeito natural de pele iluminada, é importante saber como escolher e aplicar o produto.

O tom: escolher a cor do iluminador que harmonize com o tom de pele é importante para não deixar o look pálido. Se você tem a pele clara ou morena, se joga no iluminador rosado ou perolado. Se você é negra ou tem a pele bronzeada ou morena escura, aposte nos dourados ou acobreados.

A textura: se você quer brilhar sem perder a naturalidade, escolha um iluminador cremoso, que geralmente vem em formato de bastão. A textura cremosa garante brilho e ao mesmo tempo deixa a pele com aparência hidratada e macia.

Onde aplicar: nas partes mais altas do rosto, ou seja, testa, ossinho do nariz, o alto das bochechas, têmporas, o queixo e o "V" superior da boca. Na hora de fazer o restante da make, você também pode iluminar o arco das sobrancelhas e o canto interno dos olhos.

Como aplicar: se o seu iluminador é cremoso, aplique diretamente na pele e esfume com os dedos, dando batidinhas. Se o seu é em pó, use um pincel vassourinha ou, se quiser um brilho mais intenso, um pincel gordinho de esfumar, que concentra mais produto.

Redação: Beatriz Doblas