Pincel, esponja ou dedos: descubra qual o melhor jeito de aplicar base para ficar com a pele linda

Pincel, esponja ou os dedos: qual a melhor ferramenta para aplicar base? (Foto: Instagram @damatamakeup)

Sem uma boa base não há make que funcione, mas são tantas as opções de ferramentas para aplicar o produto que é fácil ficar perdida nesse mundo de pincéis e esponjas. Cada um tem sua finalidade e a escolha depende se a intenção é uma cobertura bem leve, de cor uniforme ou que seja capaz de disfarçar imperfeições mais marcantes. Conheça os principais artifícios e suas funções para nunca mais errar na aplicação e conquistar a pele perfeita.

Úmida X seca: o dilema da esponja

Aquele acessório para pó compacto e pancake que a vovó usava mudou muito e ganhou tecnologia de sobra para alcançar efeitos incríveis na pele. As versões de esponjas redondas bem fofas ou as que têm formato de gota são indicadas para quem quer alcançar todos os cantinhos do rosto com uma cobertura fina e aspecto natural.

Para chegar a um acabamento ainda mais impecável, a dica é umedecer a esponja com água, retirando todo o excesso do líquido antes de aplicar a base. Essa estratégia facilita a aplicação de bases cremosas mais espessas, mas também pode ser usada junto às líquidas.

Esponjas secas ajudam mais tirando o excesso de base ou de pó ao final da maquiagem do que como ferramenta de aplicação. Quem quiser utilizar a peça assim, deve eleger as de látex, conhecidas por absorver pouco produto e evitar desperdícios. Afinal, base é um dos produtos mais caros da necessaire.

Com qual pincel eu vou?

Não há uma resposta única para esta pergunta, mas com certeza existe uma opção certeira para o que você precisa. Os pincéis têm o poder de distribuir bem o produto na pele e são mais indicados para bases fluidas ou em pó.

Para a maquiadora Neila Martins, do salão Werner Leblon, os pincéis em formato oval são a melhor pedida para quem tem dificuldades de alcançar todos os cantinhos do rosto. "Eles se adequam às curvas e cobrem tudo com perfeição", contou.

Outro modelo bem conhecido nessa função é o duofiber, que costuma misturar fibras sintéticas com naturais de dois comprimentos diferentes. Perfeito para espalhar e esfumar a cor no rosto, ele ainda tem a ponta reta - o que permite carregar bastante produto e cobrir todas aquelas manchinhas indesejadas. Segundo a maquiadora, o pincel é o segredo para uma maquiagem natural "trabalho ele no rosto logo após o oval para espalhar bem a cor e conseguir uma cobertura translúcida", revela Neila.

Seja qual for o modelo escolhido, o produto precisa ser espalhado de dentro para fora do rosto, sempre com os já conhecidos movimentos circulares. A dica é colocar a quantidade exata de base em uma das mãos e molhar o pincel nela aos poucos, começando pela testa e depois nariz e bochechas. Não se esqueça de lavar os pincéis regularmente pra aumentar a vida útil da sua ferramenta e, com isso, economizar nos gastos.

Pode usar os dedos?

Mesmo com tanta tecnologia à disposição, há quem prefira utilizar os dedos para espalhar a base. Os adeptos defendem a teoria de que, usando a própria mão, é possível sentir quais áreas estão com a cobertura correta e onde ainda está faltando produto. Neila não acredita na técnica e diz que a aderência do produto é muito menor: "dedos não conseguem fixar a base como um bom pincel feito especificamente para isso", diz.

Uma boa oportunidade para usar os dedos é na aplicação de hidratantes com leve tom de base ou BB Creams, que têm uma textura mais líquida e fácil de espalhar. Antes de começar, certifique-se de que as mãos estão bem limpinhas para não dar espaço à oleosidade e impurezas.

COMPRE O LOOK

Try It ON

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.