Por que é importante tirar a maquiagem antes de dormir?

Retirar a maquiagem protege a pele de manchas de cravos e espinhas
Para remover a maquiagem da pele, vale apostar em produtos como a água micelar (foto: Shutterstock)
Já para a maquiagem dos olhos, a dica é escolher demaquilantes bifásicos (foto: Shutterstock)
Retirar a maquiagem protege a pele de manchas de cravos e espinhas

Não importa se a maquiagem é discreta ou colorida, um dos mandamentos mais importantes para conseguir um visual impecável sempre, é nunca dormir maquiada. Assim como a poluição e alguns resíduos do dia a dia, não retirar a maquiagem à noite obstrui os poros e ajuda no aparecimento de marcas e manchas no rosto. Reservar alguns minutos para higienizar a pele dará mais viço e luminosidade: "retirar a maquiagem é um hábito que deve ser religiosamente cumprido. Tem que virar rotina, pois o resíduo que fica sobre a pele obstrui os poros, propiciando o surgimento de espinhas, cravos e sinais de envelhecimento precoce", explicou a dermatologista Danielle Aguiar.

Não retirar a maquiagem pode causar cravos e espinhas

Para quem tem preguiça de retirar a make, Danielle explica que não higienizar corretamente a pele todos os dias faz surgir, a curto prazo, cravos e espinhas. Com o tempo, o mau hábito acelera o envelhecimento pelo aparecimento de poros dilatados, rugas, vermelhidões e perda do viço.

Além de prejudicar a saúde da pele, não retirar a maquiagem ainda evita sua renovação. Durante a noite, o metabolismo das células cutâneas aumenta, absorvendo melhor nutrientes do que em qualquer outro período do dia. Para quem faz tratamentos, a higienização faz ainda mais diferença: "a absorção dos produtos usados para tratar a pele é menor. Ácidos, clareadores, antioxidantes, hidratantes, cremes tensores e outros tratamentos não têm o mesmo resultado em uma pele sem higienização correta", contou a dermatologista.

O demaquilante adequado para cada tipo de maquiagem

Para quem não mantém o hábito de limpar a pele antes de dormir, Danielle Aguiar explica que é preciso mudar os costumes para recuperar a cútis. A profissional aconselha a procurar ajuda dermatológica para achar os produtos mais adequados a cada tipo de pele.

Para retirar a maquiagem corretamente, lave o rosto com água e sabonete indicado especialmente para o rosto. Apesar de não conseguir retirar todas as impurezas, essa etapa tira o excesso de produtos e facilita no resto da remoção. Depois, escolha um demaquilante indicado para seu tipo de pele e que seja capaz de retirar a maquiagem de rotina. As versões em creme, gel, loção ou espuma são indicadas para resíduos leves, enquanto a bifásica tira maquiagens mais pesadas. Vale também apostar em produtos suaves e que cuidam da pele ao mesmo tempo que remover a make, como a água e os lenços micelares. Finalize o tratamento com um tônico e hidratante para manter a pele saudável e radiante.