Qual é a ordem certa dos produtos de pele e maquiagem? Descubra o passo a passo ideal de beleza!

Pele perfeita na maquiagem: qual a ordem certa para aplicar os produtos de beleza e os itens de make? (Foto: Instagram @adrianaboho)
Você sabia que a ordem dos produtos de beleza interfere, e muito, no acabamento da maquiagem? Leia a matéria e aprenda a aplicar um por um! (Foto: Instagram @chiutips)
A ordem ideal para uma maquiagem incrível é preparar a pele com sabonete, água micelar, creme hidratante e protetor solar antes de apostar na base! (Foto: Instagram @nessasunshine_)
Pele perfeita na maquiagem: qual a ordem certa para aplicar os produtos de beleza e os itens de make? (Foto: Instagram @adrianaboho)

Você sabia que a ordem dos produtos de beleza interfere - e muito! - no acabamento da maquiagem? Sabonete, água micelar, creme hidratante e protetor solar são fundamentais para deixar a pele limpa e preparada para a base ou o BB Cream, e precisam ser aplicados corretamente para que não percam seu efeito! Sem contar que uma pele limpa faz toda a diferença no resultado final da maquiagem, né? Por isso, para te ajudar a organizar seu passo a passo de beleza + make, o Tudo Sobre Make fez um guia com todos os detalhes. Vem ver!

1. Sabonete ou água micelar para limpar

Toda pele precisa ser limpa com um sabonete facial ou com uma loção mais leve para mandar embora toda oleosidade acumulada ou resíduos de uma make anterior. Limpar a pele também ajuda, e muito, a potencializar o efeito dos produtos que virão logo em seguida, como tônico e creme hidratante.

Dica: aposte em um sabonete próprio para o seu tipo de pele ou uma água micelar, que é mais leve, não contém álcool e serve para peles oleosas, mistas, secas e normais. O bônus é que a loção também ajuda a regular a oleosidade!

2. Tônico facial

O tônico, que também pode ser substituído por uma água micelar, é ótimo para remover aquela sujeirinha dos poros que a gente não enxerga - mas que pode atrapalhar no resultado da make! Tonificar o rosto é o passo queridinho das donas de pele oleosa ou mista para controlar a produção de sebo e deixar os poros prontos para absorverem o creme!

Como usar: use um disco de algodão umedecido com o produto, aplique de forma leve em todo o rosto e pronto!

3. Creme facial para hidratar a pele

O creme facial é importante até mesmo para as donas de pele oleosa - basta saber encontrar uma textura e uma fórmula oil-free. É ele quem vai hidratar a pele e dar aquele sensação macia e lisinha ao rosto.

Como usar: aplique uma quantidade pequena em todo o rosto, massageando a pele com a pontinha dos dedos.

4. Protetor solar específico para o rosto

Se a maquiagem for para o dia, não esqueça o protetor solar - que também precisa ser específico para o rosto, ok? Alguns tipos de base e BB Cream ja vêm com FPS, mas para quem tem a pele muito clara ou tem histórico de manchinhas de sol no rosto, vale apostar em um filtro antes de começar a make!

5. Primer para ajudar a espalhar a base

O primer é o first step: ele faz a make durar muuuito mais tempo por fechar os poros e evitar que a oleosidade borre todo o look. A dica é aplicar o produto com os dedos em todo o rosto.

Começando a maquiagem: veja como aplicar base, corretivo e pó compacto

6. Base: chegou a hora de começar a maquiagem! Existem várias formas de aplicar a base, e as mais comuns são usando um pincel duo-fibra ou uma esponja - tipo beauty blender, sabe? Se você prefere o pincel, comece espalhando o produto do centro do rosto para as laterais. Se você é fã da esponjinha, dê batidinhas com o acessório por todo o rosto para criar a primeira camada.

7. Corretivo: para esconder as olheiras, o corretivo já é o #bff de muita gente, né? Depois da base, vale apostar no produto embaixo dos olhos, criando a técnica do triângulo invertido para neutralizar as manchinhas. A dica é aplicar o produto com pontinhos e dar batidinhas com as pontas dos dedos para um resultado natural.

Dica: Nesse guia aqui, você pode conferir a cor certa do corretivo para neutralizar cada tonalidade de olheiras!

8. Pó: seja compacto ou translúcido, o pó ajuda a fixar a base e o corretivo, além de evitar que a oleosidade chegue antes do esperado! O pó compacto pode ser aplicado no rosto inteiro, e precisa ser da cor da sua pele. Já o pó translúcido pode ser aplicado apenas na testa, no nariz, embaixo dos olhos e no queixo.

Redação: Beatriz Doblas