Qual é o melhor pincel para esfumar? Saiba como escolher as cerdas e formato adequado para a make

O pincel de esfumar faz toda diferença na sombra mais pigmentada na make (Foto: Instagram @roxxsaurus)
As cerdas e o tipo de pincel fazem toda diferença no olho esfumado perfeito (Foto: Instagram @shanigrimmond)
Tanto o smokey eye perfeito quanto o contorno facial ideal precisam ser esfumados da maneira certa na make (Foto: Instagram @makeupshayla)
O pincel de esfumar faz toda diferença na sombra mais pigmentada na make (Foto: Instagram @roxxsaurus)

O truque é simples: esfumar até conseguir uma maquiagem profissional, supercaprichada e natural - mas não vai pensando que qualquer utensílio faz essa tarefa com maestria não, viu? Pra que a maquiagem fique impecável, é preciso ter a ferramenta certa nas mãos!

Na hora de escolher o melhor pincel para esfumar a sombra no olhar, ou até mesmo o contorno no rosto, a dica é observar ascerdas e formatos mais indicados. Quer ficar por dentro desses segredinhos? Leia a matéria e saiba tudo para garantir aquele toque de make natural dos experts!

Pincel para esfumar sombra: cerdas alongadas e naturais dão efeito power no olhar

Para criar um smokey eye digno de uma profissional, espalhando beeeem a cor na pálpebra e côncavo, vale a pena investir em pincéis cônicos, com cerdas alongadas e, de preferência, naturais. Fios desse tipo se dão super bem com produtos em pó e, por serem mais delicados, acabam prevenindo que os fiapinhos incomodem ou machuquem a pele fina dos olhos.

Dica: o tamanho do cabo também faz diferença, viu? Quanto mais alongada for a haste do pincel, mais fácil será para manusear o acessório e conseguir um efeito super esfumadinho na maquiagem!

Para um esfumado perfeito: não se esqueça que existe um pincel perfeito para cada parte da sombra de make, logo, um olhar esfumado realmente impecável precisa de mais do que apenas um pincel de esfumar, ok? Lembre-se de montar o seu estojinho com tudo que você precisar para espalhar bem a cor, delimitar os cantos e, é claro, esfumar bem o resultado final.

Pincel para esfumar contorno: cerdas alongadas e chanfradas são perfeitas para desenhar o rosto

Uma publicação compartilhada por Eman (@eman) em

Tanto para contornos faciais mais fortes quanto para os mais discretos, a regra de deixar a cor bem esfumada no rosto continua valendo, certo? Aqui, assim como na sombra, o segredo também está no pincel perfeito para a tarefa!

Agora nos pincéis médios, as cerdas alongadas e naturais continuam como favoritas - justamente por serem mais fininhas e sutis - só que, para o rosto, o formato delas também conta, e deve ser bem anguladinho e chanfrado. Desse jeito, é possível delimitar melhor os limites no contorno do rosto, ajudando a afiar o traço com o pincel.

Pincel para o contorno do nariz: já na hora de contornar o nariz, lembre-se de escolher um pincel pequeno, assim como o usado para sombra. Não tem problema se ele não for angulado, desde que você consiga delimitar bem a linha feita nas laterais dessa região, ok?

Redação: Raquel Carletto