Removedores de maquiagem: descubra os diferentes tipos e saiba como escolher o melhor para sua pele

Lenços removedores de maquiagem e demaquilantes cremosos, líquidos e bifásicos são recomendados para diferentes tipos de pele
Lenços removedores de maquiagem e demaquilantes cremosos, líquidos e bifásicos são recomendados para diferentes tipos de pele

Quem gosta de exibir uma maquiagem perfeita e deslumbrante sabe que para manter a pele saudável alguns cuidados são fundamentais. Retirar a make antes de dormir é uma das obrigações básicas para ter uma cútis impecável, deixar o rosto respirar e livre de resíduos dos produtos. Seja nas maquiagens usadas no dia a dia ou em ocasiões noturnas, a prática deve ser diária para evitar problemas como fechamento dos poros, aparecimento de manchas, cravos, espinhas e envelhecimento precoce. Em uma rotina corrida, a preguiça pode ser inimiga número um desse ritual de beleza, que leva apenas alguns minutos para ser realizado. As mulheres ainda podem contar com inúmeras opções de removedores, dos tipos lenços, cremosos, líquidos e bifásicos, que proporcionam a limpeza e praticidade no uso. Conheça os produtos e saiba qual o ideal para a sua pele.

Lenços removedores: mais praticidade

As principais vantagens dos lenços removedores é que podem ser levados na bolsa e manuseados em qualquer ambiente. "Esse tipo de removedor tem a vantagem de ser descartável e possuir embalagens compactas. Também são ideais para serem levados em viagens curtas ou férias", destaca a dermatologista Mônica Linhares que afirmou que é possível encontrar lenços para todos os tipos de pele, seja seca, mista ou oleosa, basta identificar o tipo e escolher o recomendado.

Quem gosta de caprichar na produção dos olhos e exibir um esfumado exuberante, pode investir em lenços removedores próprios para serem usados nesta região, que é sensível e menos hidratada. Além disso, há versões com essências capazes de deixar a pele cheirosa e refrescante.

Demaquilante cremoso possui efeito hidratante

Para manter a cútis hidratada o demaquilante cremoso é o mais indicado, pois sua fórmula possui maiores fatores de hidratação. Mulheres que possuem pele seca ou com sinais de idade devem optar pelo produto, já para quem sofre com uma cútis mais oleosa, a versão cremosa deve ser evitada. "Os removedores cremosos contém em sua composição mais óleo do que água e podem acabar aumentando a oleosidade da pele e favorecendo o surgimento de acne cosmética", alerta Mônica.

Versão líquida é ideal para peles oleosas

Mulheres que sofrem com a oleosidade da pele e vivem em busca de truques para disafarcar esta característica com a maquiagem, devem optar pela versão líquida dos demaquilantes que também são ideias para as cútis sensíveis. Na hora de escolher o produto, alguns detalhes devem ser tomados. "Na pele oleosa o ideal é que seja usada uma água de limpeza oil free por não conter substâncias oleosas, que podem agravar o estado da pele. Já no caso das sensíveis, recomendo que o produto não tenha álcool, nem fragrâncias e que seja formulado com ativos e propriedades calmantes", orienta a dermatologista Luciana Hitomi, da Clínica TheSkin Barra.

Removedor bifásico é indicado para todos os tipos de pele

Quem optar pelo produto com fórmula bifásica vai se beneficiar de qualquer maneira, pois esse tipo de demaquilante não é limitado às variações de tipo de pele. "Sua composição que não é tão oleosa, mantém o equilíbrio cutâneo e pode ser usado em qualquer tipo de cútis. Além disso, possui ativos que previnem irritações", destaca Mônica.

O produto ainda é recomendado para retirar a maquiagem dos olhos, já que sua fórmula tem excelente tolerância ocular. "São testados oftalmologicamente e ideais para tirar maquiagens à prova d'água da área dos olhos, além de hidratar a área", acrescenta Luciana. Após identificar o tipo de removedor de maquiagem ideal para a pele o mais importante é manter a rotina diária de retirar a make antes de dormir, que é fundamental para a saúde da cútis.