Rosto branco na foto? Saiba como escolher a base ideal e confira truques simples para evitar o makeup flashback

 Fique de olho: o tom dos produtos usados na maquiagem podem fazer diferença para fugir do makeup flashback (Foto: Instagram @ashleyvera_)
A base não é a única culpada pelo pelo "estouro" do flash na maquiagem: pó, corretivo e iluminador devem ser escolhidos a dedo! (Foto: Instagram  @mrsstephwillis)
Ninguém gosta de sair com o rosto mais claro do que o resto do corpo nas fotos, né? Saiba como se livrar do "efeito fantasma" nas fotos com algumas dicas (Foto: Instagram @alatorreee)
Fique de olho: o tom dos produtos usados na maquiagem podem fazer diferença para fugir do makeup flashback (Foto: Instagram @ashleyvera_)

Você se empenhou em cada detalhe da maquiagem e, depois de horas se produzindo, aquela make poderosa para a balada te deixou com o rosto totalmente branco na foto com as amigas. Parece um castigo do destino, né? O "makeup flashback" - o famoso "efeito fantasma" feito pela maquiagem por causa do flash da câmera - é o pior pesadelo de todas as fashionistas, mas, por sorte, pode ser evitado com alguns truques bem simples. Quer saber como fugir do problema? Confira a matéria e saia sempre plena nos próximos cliques!

1 - Preste atenção na base usada na maquiagem

O passo a passo para a make não esbranquiçar na hora da foto começa na escolha da base. Primeiro de tudo: ela precisa ser no tom e subtom mais adequado à sua pele. O segredo para não errar na cor é experimentar o produto antes da compra - lembrando que a melhor área do rosto para fazer os testes é o maxilar. Em segundo lugar, outro detalhe importante é escolher uma base que não tenha fator de proteção solar. O motivo é que o filtro branco usado na composição para bloquear os raios solares reflete na foto com o acionamento da luz da câmera, causando o temido "makeup flashback".

Aqui, no entanto, vale lembrar que o filtro solar sempre será super importante nas maquiagens para o dia, mas as produções noturnas não exigem esse tipo de cuidado, logo, produtos que não tenham proteção aos raios ultravioleta podem ser usados sem nenhum problema.

2- Não use corretivos que fujam do seu tom de pele natural

Outro detalhe importante é o corretivo escolhido para a maquiagem: na hora de disfarçar as olheiras ou iluminar a região dos olhos, prefira um produto adequado para sua cor. Além disso, procure não exagerar na quantidade! O ritual certo para deixar a make mais natural e equilibrada deve ser feito com uma camada fina do corretivo no mesmo tom da base, aplicado com a técnica do triângulo invertido para uma aplicação ainda mais perfeita. Lembre-se: na hora de esconder as manchas escuras, não é a quantidade de camadas que importa, e sim o tipo de cobertura do produto.

3- Lembre-se de espalhar bem o pó na make

Engana-se quem pensa que só a base e o corretivo são os responsáveis pelo efeito branco na foto. O pó, nessas horas, também deve ser pensado e aplicado da forma correta na pele. O ideal é fugir dos tipos minerais para a make da balada e, na aplicação, deixá-lo bem esfumado - assim, áreas específicas não vão ficar "carregadas" pelo acúmulo do produto. A cor e o tom de fundo também são muito importantes, por isso, antes de comprar o pó da sua make, teste o produto da forma correta na luz natural e evite surpresas na hora da selfie!

4- Evite iluminadores muito claros no acabamento do rosto

Eles são ideais para dar um pouco de brilho na maquiagem, mas muito cuidado: iluminadores claros demais para o seu tom de pele podem se destacar muito na produção - e mais ainda com a ajuda do flash da sua câmera. Procure sempre tons similares à sua cor e aplique o suficiente para criar um leve ponto de luz, assim, o aspecto fica super glamuroso e menos arriscado.

5- Faça o teste do flash antes de sair de casa

Para saber se o resultado final da make está à prova de flashs, faça o teste antes mesmo de chegar no local do evento com o seu telefone celular. Aqui, até a posição da lente da câmera é importante: se a foto for feita muito de perto, é bem provável que a maquiagem fique "estourada" na foto de qualquer maneira, por isso, o truque final para não correr riscos é tirar fotos um pouco mais afastadas para um close realmente certo!