Saiba como corrigir 6 erros de maquiagem mais comuns com truques simples!

Borrões feitos com o delineador ou com o batom durante a aplicação podem ser retocados com a ajuda de um algodão e um pouco de demaquilante sem comprometer toda a maquiagem (Foto: Instagram @maryamnyc)
Dúvidas sobre como consertar alguns problemas de maquiagem? Confira algumas situações na matéria e saiba o que fazer em cada ocasião (Foto: Instagram  @themayaahmad)
Aumentar os olhos na maquiagem pode ser algo simples e fácil com a ajuda do lápis branco na produção do olhar. Aprenda o truque e arrase com seu visual! (Foto: Instagram  @symphanisoto)
Borrões feitos com o delineador ou com o batom durante a aplicação podem ser retocados com a ajuda de um algodão e um pouco de demaquilante sem comprometer toda a maquiagem (Foto: Instagram @maryamnyc)

Borrões, make craquelada e dentes sujos de batom são alguns exemplos de probleminhas que podem acontecer nas produções de todas nós, desde as menos experientes em make até as especialistas no assunto - #fazparte, a gente não nega! Ainda assim, por mais desagradável que seja, o importante é lembrar que a maioria dos pequenos acidentes de percurso podem ser solucionados de forma rápida com a ajuda de truques simples que nem sempre são divulgados por aí. Para acabar com o mistério, confira as 6 dúvidas mais comuns quando o assunto é maquiagem e aprenda a lidar com qualquer contratempo!

1- Como não deixar batom nos dentes?

Poucas situações são tão constrangedoras quanto sorrir e perceber que os dentes estão sujos de batom, né? Para evitar essa surpresa um tanto quanto desagradável, basta usar uma dica simples ainda na produção da make: depois de aplicar o batom da forma correta, coloque o dedo indicador até a metade dentro da boca, faça um formato de "O" com os lábios e deslize o dedo. Apesar de parecer estranho, esse truque é a melhor maneira de limpar a parte de dentro da boca sem comprometer a maquiagem e a sua imagem!

2- É possível evitar que o corretivo craquele na maquiagem?

O efeito craquelado na make dos olhos é um pesadelo para quem é louca por maquiagem, mas as mais antenadas sabem que existe um segredo para fugir dessa situação: hidratar a pele antes mesmo que ela receba a base da make! Assim, na hora de esconder as olheiras, basta usar um creme hidratante para os olhos, aplicar a base e, em seguida, o corretivo - com a ajuda da técnica do triângulo invertido. Por fim, uma camada de pó translúcido fará o serviço completo, deixando a pele sequinha e selada por muito mais tempo.

3- Qual é o corretivo correto para esconder olheiras azuladas ou arroxeadas?

Longe das camadas grossas de corretivo e de produtos em tons super mais claros do que o seu tom de pele, a melhor saída para um cobertura leve, natural e eficaz das olheiras escuras é aplicar um corretivo amarelo logo após a base. Essa cor é a oposta ao roxo e ao azul no círculo cromático, ou seja, capaz de anular a mancha embaixo dos olhos na maquiagem sem a necessidade de investir em grandes quantidades do produto e sem deixar um aspecto pesado na produção.

4- Como limpar borrões e pequenos acidentes sem retirar toda a make?

Esbarrar com o delineador para fora da linha planejada, encostar o pincel da máscara de cílios em algum ponto do rosto ou errar na hora de contornar a boca com o batom matte não é mais motivo para pânico: basta contornar a situação com a ajuda de um pedacinho de algodão embebido em demaquilante para resolver o problema em dois tempos! Com ele preso a um palito ou haste de plástico, limpe a sujeira feita e retoque a maquiagem com o corretivo ou base.

5- Dá para transformar qualquer batom cremoso em matte?

Sim, a mágica é simples e perfeita para variar a maquiagem sem ter que pagar a mais por isso: para deixar um efeito matte no batom cremoso, basta aplicar uma camada de pó translúcido com a ajuda de uma esponja de maquiagem ou pincel por cima dos lábios já coloridos. Isso mudará o aspecto do batom sem alterar a cor e, de quebra, fará com que o produto fique mais tempo na boca - ou seja, dois benefícios de uma só vez!

6- Como aumentar olhos pequenos na maquiagem?

Sabe aquele olhar bem aberto e valorizado? Ele está ao alcance de todas as mulheres com a ajuda de um grande aliado na maquiagem do olhos: o lápis branco. Ao clarear a linha d'água com esse item de maquiagem o olhar ficará ainda mais realçado, passando a impressão de olhos maiores e super iluminados. Além desse, ainda existem outros truques para aumentar essa região com um jogo de luzes, sombras e traços que garantam profundidade ao olhar. Confira todos aqui!