Saiba como remover cada tipo de máscara de cílios: entenda a diferença entre versões como à prova d'água e lavável

Máscara de cílios laváveis e a prova d'água devem ser removidas de formas diferentes (Foto: Pixelformula)
Máscara de cílios laváveis e a prova d'água devem ser removidas de formas diferentes (Foto: Pixelformula)
As máscaras de cílios laváveis podem ser removidas com água quente, com a ajuda de um algodão para tirar os resquícios de produto (Foto: Instagram @thegreylayers)
As máscaras de cílios laváveis podem ser removidas com água quente, com a ajuda de um algodão para tirar os resquícios de produto (Foto: Instagram @thegreylayers)
A dica para remover máscaras de cílios à prova d'água é usar um demaquilante bifásico (Foto: Instagram @paranatka)
A dica para remover máscaras de cílios à prova d'água é usar um demaquilante bifásico (Foto: Instagram @paranatka)
 Além da água morna, as máscaras de cílios que não são a prova d'água também podem ser removidas com lenços demaquilantes  (Foto: Instagram @nekrasova_makeup)
Além da água morna, as máscaras de cílios que não são a prova d'água também podem ser removidas com lenços demaquilantes (Foto: Instagram @nekrasova_makeup)
 Os demaquilantes bifásicos, que contém óleo em sua fórmula, vão fazer com que a máscara saia com mais facilidade  (Foto: Instagram @brosiaaa)
Os demaquilantes bifásicos, que contém óleo em sua fórmula, vão fazer com que a máscara saia com mais facilidade (Foto: Instagram @brosiaaa)

Quem usa maquiagem sabe que remover os produtos ao final do dia é essencial para uma pele bem cuidada. Demaquilar a região dos olhos requer ainda mais atenção, pois é uma área sensível e que pode irritar facilmente, principalmente se a máscara de cílios não for retirada por completo. No mercado de beleza existem produtos com diferentes fórmulas e que, por isso, também exigem maneiras bem diferentes para serem removidos. Descubra o melhor jeito de retirar cada tipo de máscara de cílios!

Máscaras à prova d'água devem ser removidas com demaquilantes específicos

As máscaras à prova d'água são mais resistentes e prometem duração prolongada. Por isso, costumam conter colágeno em sua composição, que ajuda a criar uma capa protetora ao redor dos cílios. Esse tipo de produto deve ser retirado apenas com demaquilante específico para a região dos olhos. Os bifásicos, por exemplo, contém óleo em sua fórmula, que vai fazer com que a maquiagem saia com mais facilidade. Muitas mulheres ainda têm receio de usar produtos à prova d'água por conta da dificuldade de remoção ou por causa de possíveis irritações na pele. Para que isso não aconteça, a máscara deve ser totalmente removida dos cílios, para que eles não fiquem fracos ou quebradiços.

Quem gosta de ter cílios curvados geralmente prefere as máscaras com aplicadores de cerdas arqueadas. Esse tipo de produto contém resinas que endurecem com o contato, o que promove a curvatura das pestanas. Se o produto for do tipo lavável, provavelmente contém pro-keratina em sua composição e para retirá-lo, demaquilantes são os mais indicados, pois o produto vai sair mais facilmente.

Máscaras para volume saem com água morna

Produtos que prometem efeito mais volumosos geralmente contém substâncias como peptídios, aminoácidos que formam uma barreira de hidratação na pele. O resultado são cílios mais grossos e densos, mas que podem facilmente limpos com água morna na hora do banho. É importante não esfregar nem pressionar os cílios na hora da remoção, basta usar um algodão e retirar o produto de forma sutil.

Lenços demaquilantes também são aliados na hora da remoção de máscaras laváveis

Além da água morna, as máscaras de cílios que não são a prova d'água também podem ser removidas com lenços demaquilantes. Se você precisa retirar o produto durante o dia e não carrega removedor de maquiagem, os lencinhos podem ser seus grandes aliados, pois são práticos e fáceis de levar na bolsa. Além disso, eles são capazes de retirar todos os resíduos que costumam ficar presos nos cílios. Basta colocar levemente sobre os olhos fechados e arrastar lentamente.