Se eu colocar unhas postiças, as naturais crescem? Saiba o que acontece com as pontinhas dos dedos!

O segredo para proteger as unhas naturais das unhas postiças é escolher uma profissional adequada para a tarefa (Foto: Instagram @cassmariebeauty)
As unhas postiças impedem o crescimento das unhas naturais? Saiba mais sobre o assunto lendo a matéria (Foto: Instagram @aliciatnails)
As unhas postiças ajudam a deixar o look bem caprichado, mas requer alguns cuidados (Foto: Instagram @beautybstyling)
O segredo para proteger as unhas naturais das unhas postiças é escolher uma profissional adequada para a tarefa (Foto: Instagram @cassmariebeauty)

Por baixo das unhas postiças estão as nossas fiéis companheiras unhas naturais - mas, afinal de contas, o que será que acontece com elas durante o tempo em que se usa as falsas, sejam elas tips, de gel, ou outro tipo parecido?

Para adiantar a resposta, já vale dizer que as unhas naturais costumam crescer normalmente, apesar da cola e do contato com o material, mas isso não quer dizer que alguns probleminhas possam surgir depois, viu? Continue lendo a matéria e entenda por quê!

Unhas postiças podem prejudicar o crescimento das naturais?

Logo de primeira, é importante explicar que as unhas não param de crescer só por conta da aplicação de uma unha postiça - aqui, a questão maior é a maneira como elas crescem. Com o uso das unhas em acrigel, por exemplo, dá para notar que o crescimento acontece normalmente e aparentemente de forma segura, uma vez que o gel parece proteger as pontinhas dos dedos dos fatores externos.

No entanto, por conta da mudança no formato natural das unhas com o tempo durante o processo de manutenção e aplicação do material, o que costuma acontecer é um enfraquecimento do tecido natural - muitas vezes só é realmente percebido depois que as postiças são retiradas das mãos.

Por que as unhas naturais crescem enfraquecidas com as unhas postiças?

Uma das maiores vilãs no processo é a etapa de lixar a superfície das unhas para que as postiças consigam aderir melhor às mãos. Por conta dessa necessidade, é comum que se lixe até que sejam feitos vincos na parte natural, deixando o tecido mais fragilizado, fino e com tendência à quebra. Assim, ainda que cresçam, podem apresentar muita flexibilidade e pouca força para se manterem longas por muito tempo. Porém, fica o alerta: lixar a parte de cima das unhas é prejudicial em qualquer contexto, viu? Clique aqui e entenda o motivo!

Procurar uma profissional capacitada e apostar em outros tipos de unhas postiças é a solução

Agora, antes que haja algum mal entendido, lembre-se que não é preciso desistir de vez das unhas postiças para que as naturais se mantenham saudáveis e cresçam com força! O segredo para evitar o pior cenário é sempre buscar por profissionais especializados e de confiança, escolher o tipo de unha postiça que mais se adequar ao seu caso/preferência e lembrar que, de todo jeito, a condição de unhas fracas não é eterna.

Caso as suas unhas naturais cresçam mais fracas durante o uso das unhas de mentirinha, é só esperar um tempinho até que o tecido se renove e a unha cresça mais forte em seguida. Para que isso realmente aconteça, vale apostar na alimentação rica em vitaminas específicas e, é claro, investir no uso de bases nutritivas.

Redação: Raquel Carletto