Selfie perfeita: da luz à maquiagem, Juliana Rakoza dá dicas para sair bem na foto

A luz natural é a mais indicada para tirar foto e a dica da Juliana Rakoza é posicionar-se de frente para a luminosidade, e nunca abaixo do sol (Foto: Instagram @_milliross)
Para a maquiagem sair intensa na foto, a dica é caprichar na aplicação de itens como blush, iluminador e batom, além de posicionar o rosto em uma luz frontal (Foto: Instagram @makeupbyalinna)
A dica de Juliana Rakoza para tirar selfie à noite é evitar lâmpadas amareladas no ambiente, como as de banheiro e quarto (Foto: Instagram @sarahangius)
A luz natural é a mais indicada para tirar foto e a dica da Juliana Rakoza é posicionar-se de frente para a luminosidade, e nunca abaixo do sol (Foto: Instagram @_milliross)

Uma boa maquiagem tem o poder de deixar uma selfie perfeita! Mas, olha, por mais que você esteja com aquele look bafônico e toda trabalhada no blush e no cat eye, é preciso entender um pouco de iluminação! É que a luz pode mudar drasticamente uma selfie: se a luz for ruim, ela vai fazer sombra, te dar olheiras e "apagar" detalhes da make. Se a luz for boa, ela pode valorizar os traços do seu rosto e deixar blush, iluminador e batom ainda mais evidentes. Para te ajudar a descobrir como usar a luz a seu favor na hora do clique, o TSM foi atrás de Juliana Rakoza, maquiadora oficial de Maybelline NY, que explicou tudinho na matéria abaixo. Confira!

Luz natural: como aproveitar a luz do sol na hora da selfie?

A luz natural é o grande segredo para qualquer foto, e não seria diferente com as tão amadas selfies! Mas como posicionar o rosto em relação ao sol? Segundo Ju Rakoza, ele pode ser um vilão se você ficar abaixo dele e, por isso, a dica da expert é que a luz venha de frente. "A luz tem que ser frontal, tem que vir de frente. Os melhores horários pra pegar o sol são de manhã e ao entardecer. O sol de meio dia faz sombra, então é sempre legal não tirar embaixo do sol. É melhor estar em alguma janela, em algum lugar que venha só a luminosidade", explicou Ju.

Selfie à noite: dica é evitar luz do banheiro e lâmpadas amarelas

Driblar a falta de luz à noite é um desafio pra quem quer chuva de likes com a selfie do pré-night! Muita gente usa a luz do banheiro ou do quarto pra tirar foto, mas nem sempre o resultado é bom: a qualidade fica baixa e os detalhes da make somem! Ju Rakoza explicou que o motivo é que a luz vinda de cima faz sombra no rosto. Então, a dica é posicionar-se numa luz frontal e fugir das lâmpadas amarelas! "Uma luz que seja neutra, nem tão branca nem tão amarela. A luz de cima do banheiro, aquela luz de croica, faz olheira porque faz sombra", explicou a maquiadora.

Luz frontal do celular: vale a pena na hora da selfie?

Na falta da luz natural, tem gente que recorre ao flash da câmera frontal do celular. Na opinião da maquiadora, essa luz é muito forte e pode acabar não registrando algumas partes do rosto, criando a temida sombra. "A luz vai ficar só no foco, e ela tem que preencher todo o rosto. Eu recomendo as capinhas que têm a luz em volta e os anéis de luz, que você encaixa no celular e ele faz uma luz redonda", recomendou Ju.

Como posicionar o celular e o rosto para tirar selfie?

Agora que você já sabe como usar a luz a seu favor, é legal saber posicionar o celular e o próprio rosto para tirar selfie! A Ju contou que a dica é manter o celular um pouquinho acima do rosto. "Eu sempre gosto de deixar ele levemente pra cima, um pouquinho para a lateral, e aí você vê qual lado do seu rosto fica melhor. Se for o lado direito, deixa o celular para a lateral direita, se for o esquerdo, deixa para a lateral esquerda. Nunca tão de cima, nunca para baixo", explicou Rakoza.

Se você ainda não encontrou seu melhor ângulo, fica tranquila. Ju disse que essa dica não é uma regra, não! "Eu acho que a selfie perfeita não tem um segredo, depende de pessoa para pessoa. Tem gente que tem o queixo maior, então se ela levantar o rosto, ele vai aparecer. Você tem que fazer vários testes, vai se olhando no espelho para ver qual ângulo você fica melhor e vai posicionando o celular", disse a expert.

Maquiagem e selfie: dica é caprichar na aplicação dos produtos

Se na vida real a sua make está perfeita mas, na foto, ela quase não aparece, calma! A Ju Rakoza contou que existe uma explicação e deu o truque. "Na foto, sempre tem que ter um pouco mais de produto. Se tiver muita luz, essa luz vai lavar a maquiagem, o iluminador e o blush. Então, você sempre tem que colocar um pouquinho a mais. Para o iluminador aparecer, eu recomendo aplicar um cremoso e colocar um iluminador em pó por cima", explicou a maquiadora.

Para quem vira e mexe sai com o rosto esbranquiçado na selfie, a expert também deu a solução, tanto para o dia quanto para a noite. "Evite usar protetor solar acima de FPS 30 porque ele estoura no flash, deixa a pele branca. Evite usar pó translúcido branco em excesso, porque ele também deixa o rosto esbranquiçado, então, a dica é usar a quantidade mínima de pó", recomendou. Para pele negra, a expert deu a dica de apostar nos pós em tom de damasco, que não deixam a pele pálida.

Redação: Beatriz Doblas