Três hábitos comuns que podem prejudicar as unhas

Contato prolongado com a ?gua, removedores com acetona e mudan?as de temperatura podem prejudicar as unhas

Manter as unhas sempre saud?veis e belas ? fundamental para garantir um bom resultado na esmalta??o, e consequentemente exibir unhas perfeitas com aquele esmalte do momento ou ainda apostando nas famosas nail arts. Por?m, algumas mulheres sofrem com unhas fr?geis que tendem a quebrar, e n?o sabem o motivo nem a solu??o para reverter o quadro. Alguns h?bitos, como usar removedores com acetona, expor as unhas ? mudan?as de temperatura e ao excesso de ?gua, podem influenciar a estrutura das mesmas e prejudic?-las. Entenda como.

Exposi??o de ?gua em excesso pode descolar unha

O contato das m?os com a ?gua ? constante no dia a dia, mas deixar as unhas molhadas ou ?midas por longos per?odos de tempo pode acabar danificando a ?rea, j? que elas possuem alto poder de absor??o do l?quido. "Deixar a m?o ?mida ou usar muito sapato fechado pode favorecer o crescimento de fungos que se alimentam da queratina - respons?vel pela resist?ncia das unhas - e provocam o enfraquecimento e descolamento do leito ungueal", explica a dermatologista Jomara Estefaneli, do Instituto da Pelle. O recomendado ? deix?-las em contato com a ?gua apenas pelo tempo necess?rio e sec?-las totalmente ap?s a lavagem.

Mudan?a de temperatura tamb?m pode influenciar na sa?de das unhas

No Brasil, a varia??o de temperatura ? comum em qualquer esta??o do ano, o que tamb?m pode influenciar a sa?de das unhas, que ficam sujeitas ? diferentes tipos de umidade. "No calor elas ficam ressecadas e podem quebrar, j? no frio o excesso de umidade pode resultar em uma maciez intensa e ocasionar o descolamento", esclarece a dermatologista.

Removedores de esmalte com acetona podem danificar as unhas

Usar removedor de esmalte ? base de acetona tornou-se um h?bito comum para as mulheres e manicures, mas a subst?ncia causa grandes danos ?s unhas. A acetona ? um forte solvente, que provoca ressecamento e deixa as unhas quebradi?as. "A acetona agride a parte de baixo da unha e a pele em volta dela, al?m de gerar um grande ressecamento que leva ? descama??o, causando fissuras na regi?o. As unhas perdem a elasticidade e podem se descolar, dividir e quebrar", alerta a dermatologista Aline Vieira.

A dica ? optar por removedores que n?o possuem o solvente em sua f?rmula. "Os removedores s?o feitos ? base de ?leo que diluem o esmalte. S?o compostos por bepantol, vitaminha E, ?leos naturais, silicone e outros ativos que ajudam a proteger a queratina da unha, lubrificar e hidratar toda regi?o", disse Aline.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.