Tudo o que você precisa saber para fazer o esfumado perfeito: confira o passo a passo e aprenda!

Suave, intenso, colorido, diagonal... o primeiro passo para fazer um esfumado perfeito ? escolher o estilo mais indicado para a ocasi?o (Foto: Pixelformula)
Para suavizar o efeito do esfumado, vale aplicar um pouco de iluminador no cantinho interno do olho (Foto: )
Para suavizar o efeito do esfumado, vale aplicar um pouco de iluminador no cantinho interno do olho (Foto: )
Confira o guia completo para o fazer esfumado perfeito! (Foto: Pixelformula)
Confira o guia completo para o fazer esfumado perfeito! (Foto: Pixelformula)
Um esfumado perfeito n?o est? completo sem sobrancelhas bem definidas (Foto: Pixelformula)
Um esfumado perfeito n?o est? completo sem sobrancelhas bem definidas (Foto: Pixelformula)
O kajal da linha d'?gua deixa o esfumado de qualquer tipo mais intenso e sexy (Foto: Instagram @kamilabravo)
O kajal da linha d'?gua deixa o esfumado de qualquer tipo mais intenso e sexy (Foto: Instagram @kamilabravo)

Com o cl?ssico esfumado, n?o tem erro: preto, marrom ou colorido, o efeito sempre salva a maquiagem dos olhos na hora de se arrumar para um evento especial. Queridinho das mulheres, o famoso "smokey eye" deixa o olhar mais sexy e poderoso em poucos segundos, mas a falta de habilidade ou alguns errinhos comuns podem arruinar o visual. Para virar expert na t?cnica do esfumado, confira o tutorial e aprenda truques que garantem uma make perfeita em qualquer ocasi?o!

1. Preprare a pele para garantir maior fixa??o da sombra

Em primeiro lugar, ? importante preparar o olho para garantir que o seu esfumado dure por horas a fio! O truque ? aplicar um pouco de corretivo l?quido na p?lpebra m?vel, para melhorar a fixa??o da sombra e neutralizar a pigmenta??o natural da pele nesta regi?o, que pode interferir com o resultado final do seu "smokey eye".

2. Escolha o tipo de esfumado ideal para a ocasi?o

Em seguida, ? hora de escolher o estilo que mais se encaixa com a ocasi?o! Um efeito diagonal super sexy em tons metalizados para a night com os amigos, um esfumado "grunge" com sombra vinho ou ameixa para um jantar, um olho preto poderoso para a balada ou um marrom suave para o cinema? As op??es s?o in?meras! A dica ? dar asas ? criatividade e escolher o que mais combina com o seu estilo.

3. Esfume bem a sombra no c?ncavo do olho para uma maquiagem com acabamento perfeito

Depois de escolher o estilo e as cores de sombra, existe uma t?cnica padr?o que ? v?lida para todos os tipos de esfumado. Confira:

- Primeiro, aplique uma camada de p? transl?cido na regi?o abaixo dos olhos para evitar que os pigmentos de sombra manchem a pele j? preparada.

- Com um pincel de sombra, aplique a cor mais escura na regi?o externa do olho, entre o c?ncavo e a linha de c?lios (#dica: para fazer um esfumado diagonal ou para conseguir um efeito mais alongado, cole um pouco de fita adesiva do canto externo do olho ao finalzinho da sobrancelha e remova depois da aplica??o da sombra escura);

- Com outro pincel, aplique a cor mais clara no centro da p?lpebra m?vel.

- Depois, com um pincel de esfumar, espalhe ambas as sombras para que se fundam sem linhas marcadas. N?o se preocupe se sair da linha do c?ncavo!

- Para um efeito mais intenso, pode esfumar um pouco da sombra mais escura ao longo da linha de c?lios inferiores;

- Por fim, remova a camada de p? transl?cido com um pincel fofo e limpo.

4. D? mais profundidade ao olhar com um kajal preto

O l?pis preto pode ser um excelente aliado de qualquer esfumado, especialmente o kajal, que entrega um pigmento mais intenso e duradouro. O truque ? pintar ambas as linhas d'?gua com o produto para deixar o olhar mais profundo, e al?m disso, vale tamb?m refor?ar a linha de c?lios superior com um tra?o preto bem rente aos fios. Em seguida, esfume com pincel-esponja, com cuidado para n?o borrar a sombra j? aplicada.

5. Suavize o efeito com um pouco de iluminador

Por deixar o olhar bem profundo e sexy, o esfumado pode tirar um pouco do brilho natural dos olhos e fazer com que aparentem cansa?o. Para o evitar, vale suavizar o efeito com um pouco de iluminador. Veja como:

- Com um pincel chanfrado, aplique o p? iluminador (que pode ser sombra branca, dourada ou prateada) no "V" interno no olho;

- No centro da p?lpebra, aplique um pouco do produto e espalhe para dentro e para fora;

- No arco da sobrancelha, abaixo dos fios, vale tamb?m iluminar a regi?o com um pincel de sombra.

6. Defina as sobrancelhas

Sem definir as sobrancelhas, uma maquiagem de olhos intensa n?o vai parecer completa. Comece por pentear os fios verticalmente, centro para fora, com uma escovinha pr?pria. Em seguida, com um l?pis do tom de seus fios ou ligeiramente mais claro, preencha as falhas com tra?os curtos e leves, simulando os pelinhos. Por fim, sele o efeito com um pouco de m?scara para sobrancelhas, colorida ou incolor.

7. Finalize com m?scara de c?lios

Outra coisa que n?o pode faltar no esfumado poderoso ? a m?scara! C?lios volumosos e separados um a um deixam a make bem acabada, al?m de entregarem um olhar mais delicado e feminino. Aposte numa f?rmula bem preta e aplique algumas camadas de m?scara, tanto nos c?lios superiores quanto nos inferiores. (#dica: para garantir volume m?ximo, aplique um pouco de p? transl?cido nos fios antes de aplicar o produto!)


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.