Tudo o que você precisa saber para fazer o esfumado perfeito: confira o passo a passo e aprenda!

Suave, intenso, colorido, diagonal... o primeiro passo para fazer um esfumado perfeito é escolher o estilo mais indicado para a ocasião (Foto: Pixelformula)
Suave, intenso, colorido, diagonal... o primeiro passo para fazer um esfumado perfeito é escolher o estilo mais indicado para a ocasião (Foto: Pixelformula)
Confira o guia completo para o fazer esfumado perfeito! (Foto: Pixelformula)
Confira o guia completo para o fazer esfumado perfeito! (Foto: Pixelformula)
O kajal da linha d'água deixa o esfumado de qualquer tipo mais intenso e sexy (Foto: Instagram @kamilabravo)
O kajal da linha d'água deixa o esfumado de qualquer tipo mais intenso e sexy (Foto: Instagram @kamilabravo)
Um esfumado perfeito não está completo sem sobrancelhas bem definidas (Foto: Pixelformula)
Um esfumado perfeito não está completo sem sobrancelhas bem definidas (Foto: Pixelformula)
Para suavizar o efeito do esfumado, vale aplicar um pouco de iluminador no cantinho interno do olho (Foto: )
Para suavizar o efeito do esfumado, vale aplicar um pouco de iluminador no cantinho interno do olho (Foto: )

Com o clássico esfumado, não tem erro: preto, marrom ou colorido, o efeito sempre salva a maquiagem dos olhos na hora de se arrumar para um evento especial. Queridinho das mulheres, o famoso "smokey eye" deixa o olhar mais sexy e poderoso em poucos segundos, mas a falta de habilidade ou alguns errinhos comuns podem arruinar o visual. Para virar expert na técnica do esfumado, confira o tutorial e aprenda truques que garantem uma make perfeita em qualquer ocasião!

1. Preprare a pele para garantir maior fixação da sombra

Em primeiro lugar, é importante preparar o olho para garantir que o seu esfumado dure por horas a fio! O truque é aplicar um pouco de corretivo líquido na pálpebra móvel, para melhorar a fixação da sombra e neutralizar a pigmentação natural da pele nesta região, que pode interferir com o resultado final do seu "smokey eye".

2. Escolha o tipo de esfumado ideal para a ocasião

Em seguida, é hora de escolher o estilo que mais se encaixa com a ocasião! Um efeito diagonal super sexy em tons metalizados para a night com os amigos, um esfumado "grunge" com sombra vinho ou ameixa para um jantar, um olho preto poderoso para a balada ou um marrom suave para o cinema? As opções são inúmeras! A dica é dar asas à criatividade e escolher o que mais combina com o seu estilo.

3. Esfume bem a sombra no côncavo do olho para uma maquiagem com acabamento perfeito

Depois de escolher o estilo e as cores de sombra, existe uma técnica padrão que é válida para todos os tipos de esfumado. Confira:

- Primeiro, aplique uma camada de pó translúcido na região abaixo dos olhos para evitar que os pigmentos de sombra manchem a pele já preparada.

- Com um pincel de sombra, aplique a cor mais escura na região externa do olho, entre o côncavo e a linha de cílios (#dica: para fazer um esfumado diagonal ou para conseguir um efeito mais alongado, cole um pouco de fita adesiva do canto externo do olho ao finalzinho da sobrancelha e remova depois da aplicação da sombra escura);

- Com outro pincel, aplique a cor mais clara no centro da pálpebra móvel.

- Depois, com um pincel de esfumar, espalhe ambas as sombras para que se fundam sem linhas marcadas. Não se preocupe se sair da linha do côncavo!

- Para um efeito mais intenso, pode esfumar um pouco da sombra mais escura ao longo da linha de cílios inferiores;

- Por fim, remova a camada de pó translúcido com um pincel fofo e limpo.

4. Dê mais profundidade ao olhar com um kajal preto

O lápis preto pode ser um excelente aliado de qualquer esfumado, especialmente o kajal, que entrega um pigmento mais intenso e duradouro. O truque é pintar ambas as linhas d'água com o produto para deixar o olhar mais profundo, e além disso, vale também reforçar a linha de cílios superior com um traço preto bem rente aos fios. Em seguida, esfume com pincel-esponja, com cuidado para não borrar a sombra já aplicada.

5. Suavize o efeito com um pouco de iluminador

Por deixar o olhar bem profundo e sexy, o esfumado pode tirar um pouco do brilho natural dos olhos e fazer com que aparentem cansaço. Para o evitar, vale suavizar o efeito com um pouco de iluminador. Veja como:

- Com um pincel chanfrado, aplique o pó iluminador (que pode ser sombra branca, dourada ou prateada) no "V" interno no olho;

- No centro da pálpebra, aplique um pouco do produto e espalhe para dentro e para fora;

- No arco da sobrancelha, abaixo dos fios, vale também iluminar a região com um pincel de sombra.

6. Defina as sobrancelhas

Sem definir as sobrancelhas, uma maquiagem de olhos intensa não vai parecer completa. Comece por pentear os fios verticalmente, centro para fora, com uma escovinha própria. Em seguida, com um lápis do tom de seus fios ou ligeiramente mais claro, preencha as falhas com traços curtos e leves, simulando os pelinhos. Por fim, sele o efeito com um pouco de máscara para sobrancelhas, colorida ou incolor.

7. Finalize com máscara de cílios

Outra coisa que não pode faltar no esfumado poderoso é a máscara! Cílios volumosos e separados um a um deixam a make bem acabada, além de entregarem um olhar mais delicado e feminino. Aposte numa fórmula bem preta e aplique algumas camadas de máscara, tanto nos cílios superiores quanto nos inferiores. (#dica: para garantir volume máximo, aplique um pouco de pó translúcido nos fios antes de aplicar o produto!)