Unha de fibra de vidro: saiba tudo sobre a técnica de alongamento

Veja mais sobre a unha de fibra de vidro e entenda como funciona o alongamento nas pontinhas dos dedos (Foto: Instagram @havennails_beautyspa)
Veja mais sobre a unha de fibra de vidro e entenda como funciona o alongamento nas pontinhas dos dedos (Foto: Instagram @havennails_beautyspa)

Já ouviu falar na unha de fibra de vidro? Ela é uma das sensações do momento no universo das unhas postiças - e essa fama toda se explica pelo resultado final nas pontinhas dos dedos: a técnica promete um visual natural, alongado e beeem resistente nas mãos.

Legal, né? E se você ficou interessada, a gente pode te ajudar a saber mais sobre o alongamento de unhas com algumas dicas e informações importantes. Veja tudo na matéria!

O que é a unha de fibra de vidro?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por МАНИКЮР| ПЕДИКЮР | ГЕЛЬ ЛАК (@levchenko.nails) em

A unha de fibra de vidro é um tipo de alongamento feito a partir de fios de fibra de vidro fixadas na unha e moldados em cima da unha natural, seguindo seu formato - ou o formato que você desejar. 

Quem pode fazer o alongamento: essa técnica é perfeita para quem não consegue deixar as unhas crescerem, para aquelas que não têm tempo de ir à manicure toda semana ou para conseguir um estilo diferente nas mãos.

Quanto tempo dura a unha de fibra de vidro?

Cuidando bem direitinho e fazendo a manutenção certa, o resultado do alongamento pode durar cerca de um mês ou mais. É importante lembrar que, durante esse tempo, a unha cresce naturalmente por baixo da fibra de vidro, ok? Vale ficar de olho!

O recomendado é que se faça a primeira manutenção após 15 dias de uso e, depois disso, está permitido voltar à manicure a cada 20 dias - mas sem passar demais desse intervalo para evitar infiltrações.

Como esmaltar as unhas com fibra de vidro?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Farina Opoku (@novalanalove) em

Sabia que dá para manter o esmalte por bastante tempo nas unhas de fibra de vidro?! A cor do esmalte - que pode ser aquele comum que você já tem em casa - não  perde o brilho tão facilmente e raramente descasca - por isso, pode fazer todos os afazeres do dia a dia sem medo!

Para renovar a cor das unhas, o processo é simples e pode ser feito em casa: o único cuidado importante deve ser usar um removedor de esmaltes sem acetona e, depois, pintar as pontinhas dos dedos com o esmalte que quiser.

Quais são as vantagens e desvantagens da fibra de vidro?

Na listinha de vantagens, vale reforçar o fato da fibra de vidro se adaptar à qualquer unha, garantir um aspecto natural (simulando o de unhas naturais), a resistência e, claro, a durabilidade do visual. Nada melhor do que unhas que permanecem intactas por mais tempo nas mãos, né?

Por outro lado, vale lembrar que as desvantagens do alongamento são o tempo de aplicação um pouquinho mais demorado e cheio de etapas, e o risco de danos caso o processo não seja feita da maneira certa por uma profissional especialista. 

Unha de fibra de vidro faz mal?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por (@infinite.destiny) em

Falando sobre riscos, é bom reforçar: o alongamento com fibra de vidro não é prejudicial às unhas desde que seja feito por uma especialista e se mantenha a rotina de manutenções bem regradinha. 

De qualquer forma, as fibras de vidro não são um tipo de tratamento para as unhas, por isso, elas não deixarão as pontinhas dos dedos mais resistentes ou fortes. Para evitar preocupações, trate antes qualquer problema e prefira fazer o procedimento quando estiver com as unhas fortes e saudáveis!

Redação: Raquel Carletto