Unha encravada: o que é, como cuidar e evitar o problema? Descubra!

Você sabe evitar a unha encravada? Descubra o que é essa inflamação e aprenda a cuidar! (Foto: Instagram @carajourdan)
Para evitar a unha encravada, a dica é lixar as unhas no formato natural delas, ao invés de lixar reto ou deixá-las muito curtinhas (Foto: Shutterstock)
A unha fica encravada quando a borda dela acaba pressionando a pele ao redor do dedo (Foto: Instagram @mexiquer)
Você sabe evitar a unha encravada? Descubra o que é essa inflamação e aprenda a cuidar! (Foto: Instagram @carajourdan)

Só quem já teve unha encravada sabe o DRAMA que é, né? A inflamação nos cantinhos dos dedos pode aparecer nas mãos, mas é muito mais comum nas unhas dos pés! O motivo? São vários: sapatos muito apertados, unhas lixadas da maneira errada e falta de corte.

Para dar aquele help em que vive com as unhas encravadas ou para quem quer passar longe do problema, a gente preparou um guia com tudo explicado: como elas surgem, como evitar e, claro, como cuidar. Vem ver!

Unha encravada: o que é e como se forma?

A unha encravada nada mais é do que a borda que entra na pele do dedo. É como se a ponta da unha estivesse pressionando e penetrando a pele mais fina que fica ao redor dela. Os motivos mais comuns são aqueles velhos conhecidos nossos: sapatos fechados e muito apertados ou quando um cantinho da unha fica muito afiado ou cortado errado.

Como evitar a unha encravada?

Manicures de plantão ou experts em fazer as unhas sozinhas: existem maneira bem simples de evitar a unha encravada, e o principal deles tem a ver a lixa! É o formato correto das unhas que vai impedir que a borda penetre na pele e cause inflamação e dor!

Qual é o jeito certo de lixar? Muita gente diz que para as unhas não encravarem, elas precisam estar curtinhas ou lixadas em linha reta. Porééém, nem sempre essas dicas funcionam, viu? O jeito correto é lixar seguindo o formato natural da unha: se ela for redondinha, lixe arredondado nas laterais; se ela for mais quadradinha, lixe as bordas de forma reta.

Mais dicas de como evitar: corte as unhas dos pés com mais frequência do que unhas das mãos! Unhas compridas podem encravar mais fácil.

Como cuidar da unha encravada e disfarçar o problema?

Não se desespere, porque a unha encravada têm solução, ok? Se a área ao redor da unha está muito vermelha e se a dor está BEM mais forte do que esperava, é mais indicado consultar um ortopedista ou dermatologista, principalmente se tiver com pus.

Agora, se o problema for um pouco mais controlável, a dica é procurar um podólogo: a unha encravada deve ser cortada com um tesoura do tipo bisturi, que tem a ponta bem fina e reta. É ideal limpar bem a tesourinha antes, para não infeccionar o dedo, viu? Ah, as massagens no dedo afetado também são tiro e queda!

Redação: Beatriz Doblas