Unhas de gel prejudicam a natural? Veja a opinião de uma dermatologista

Entenda porque as extensões de gel e acrílico podem prejudicar a saúde de suas unhas naturais
Entenda porque as extensões de gel e acrílico podem prejudicar a saúde de suas unhas naturais

Por conta da praticidade e do acabamento impecável, as unhas de gel já se tornaram queridinhas das mulheres. Muitas não abrem mão do efeito, que pode durar até um mês sem descascar ou quebrar, ao invés do esmalte comum. No entanto, nem tudo é um mar de rosas, e segundo a renomada dermatologista Gabriella Corrêa de Albuquerque, estas extensões postiças podem prejudicar em muito a unha natural. Entenda porquê!

Proliferação de fungos e ressecamento são os principais danos do gel nas unhas

Embora sejam imbatíveis no quesito de durabilidade, as extensões postiças, de gel, acrílico ou porcelana podem não ser benéficas para a saúde da unha, de acordo com a opinião da dermatologista Gabriella. "O gel na unha se torna um fator de agressão, que provoca o ressecamento da fibra nautral, além de obstruir a unha e impedir a oxigenação, que é essencial para a sua saúde", explicou, em entrevista. Além disso, a especialista ainda alertou para a criação de fungos nas unhas. "Não só isso, mas ainda mais importante é o fato de que a extensão postiça pode promover a proliferação de fungos, uma vez que aprisiona muita água e microorganismos entre a unha em si e o material artificial".

Suplementos adequados são chave para recuperar a saúde da unha após o gel

A remoção do produto também pode ser muito agressiva, com o banho de acetona ou mesmo com a lixagem por meio de uma broca específica. Se não for feita adequadamente, ela pode causar desgaste à própria unha, por isso ideal para quem não abre mão da técnica é mesmo dar um espaço de tempo entre cada manutenção, para que a fibra natural possa se recuperar.

Além disso, a dermatologista Gabriella também aconselha a cuidar da manicure de dentro para fora. "As mulheres que não conseguem largar o gel devem levar em conta que é muito importante aplicar uma camada de esmalte antifúngico na unha antes da aplicação", conta, acrescentando que a boa alimentação é indispensável. "Para recuperar a unha danificada, é importante manter uma alimentação equilibrada e tomar um suplemento de biotina. De modo complementar, pode também apostar em fazer tratamentos de queratina".