Unhas fracas: 6 hábitos que podem enfraquecer as pontinhas dos dedos

Suas unhas estão fracas? Descubra 6 hábitos que podem enfraquecer as pontinhas! (Foto: Instagram @jinsoon)
Retirar os esmaltes com o dedo ou passar mais de 1 semana com a mesma cor também pode deixar as unhas mais fracas (Foto: Shutterstock)
Usar acetona em vez do removedor de esmaltes e mergulhas as unhas na água antes de pintar podem deixar as unhas mais fracas (Foto: Instagram @hallebnails)
Suas unhas estão fracas? Descubra 6 hábitos que podem enfraquecer as pontinhas! (Foto: Instagram @jinsoon)

Unhas fracas, descamando e quebrando à toa deixam qualquer esmaltemaníaca com dor de cabeça, né? Sejam aquelas que se partem nos cantinhos, nas pontas ou até no meio das unhas - o que é muito mais incômodo! - as unhas enfraquecidas são bem comuns e podem causar até ondulações e manchinhas brancas.

Só que além da alimentação e da genética, que podem deixar as unhas mais fracas, existem alguns hábitos que podem piorar o problema, mas que são fáceis de serem resolvidos. Listamos 6 deles abaixo pra você. Confira!

1. Usar acetona em vez de removedor de esmaltes

A gente sabe que a acetona foi por anos a mais usada para remover esmaltes, só que o produto pode, sim, enfraquecer as unhas por ser muito adstringente e tirar a hidratação natural das unhas.

Como resolver? Troque a acetona por um removedor de esmaltes mais leve, que não contenha a acetona na fórmula.

2. Lixar as unhas da forma errada

Lixar as unhas da forma errada, fazendo movimentos de vai e vem ou usando uma lixa potente em toda a superfície das unhas também pode enfraquecê-las: o acessório pode descamar e afinar a superfície, e ainda abrir as camadas das pontinhas das unhas.

Como é a forma certa? Tente fazer um só movimento com a lixa. Ao invés de vai e vem, escolha um lado e siga nessa direção até lixar do jeito que você quer, tanto quadrado quanto redondo. Aqui, a gente ensinou um tutorial de como lixar cada formato de unhas!

3. Usar o teclado do computador com frequência

Suas unhas quebram sempre no mesmo lugar e geralmente nos mesmos dedos? Isso pode acontecer, geralmente, com quem usa muito o teclado do computador. Nos dedos que fazemos mais força para digitar, as unhas costumam quebrar bem onde acontece o impacto com as teclas!

O que fazer: o jeito é apostar nas bases fortalecedoras de unhas, que são compostas por vitamina D, para dar firmeza à superfície e impedir que as unhas quebrem.

4. Deixar as unhas de molho antes de passar o esmalte

Mergulhar as unhas num recipiente com água pode até dar um help para quem remove cutículas, mas não ajuda em nada para manter a unha firme! É que a água é facilmente absorvida pelo líquido, o que abre ainda mais espaço para quebras!

Como fazer? A dica é aplicar um creme hidratante apenas nas bordas das unhas para facilitar a remoção das cutículas!

5. Descascar o esmalte com o dedo

Se você é daquelas que adora tirar o esmalte com os dedos, saiba que esse também é um hábito que pode enfraquecer as unhas! É que ao tirar o esmalte descascando, você também retira a camada protetora da unha - o que leva a quebra e as ondulações na superfície.

6. Ficar mais de 1 semana com o mesmo esmalte

Não é mito: deixar o esmalte por dias nas unhas também pode enfraquê-las, já que elas não conseguem "respirar". O risco de ressecamento e manchinhas brancas é muito maior, então, a dica é remover a cor a cada 6 ou 7 dias.

Redação: Beatriz Doblas